Sumários

Voltaire, O Ingénuo

25 Outubro 2016, 10:00 Amândio Reis

O Ingénuo: Da fábula supersticiosa (emblema da credulidade) na abertura do texto, à fábula filosófica ("emblema da verdade", p. 51) no aprisionamento do protagonista; a aprendizagem do Hurão e os princípios do Iluminismo francês sugeridos em alguns passos do romance.
Dogma, ortodoxia e razão: a releitura de Voltaire à luz de "Reflections on Exile", de Edward Said; o tratamento irónico das noções de língua nacional e de religião "verdadeira" e a dimensão irónica, geral, do próprio texto; O Ingénuo: um romance sobre o conhecimento, a linguagem e as possibilidades do discurso literário.
Participação oral programada de Sara Santos.


Voltaire, O Ingénuo

20 Outubro 2016, 10:00 Amândio Reis

Voltaire e o seu tempo; algumas questões de contextualização essencial, entre a época da ficção (1689) e a época da escrita (1767); marcas literárias, entendidas contextualmente, da revogação do Édito de Nantes (1685) e do consequente conflito religioso em França, e, prospectivamente, da Guerra dos Sete Anos e da sua motivação colonial.
Participação oral programada de Júlio Vaqueiro.
Análise da abertura do romance, relativa à fundação do priorado de la Montagne; o estabelecimento do tom irónico e a relevância das noções de "paródia" (neste caso, da hagiografia), "conto filosófico" e "efabulação"; articulação entre este passo e a reflexão sobre a literatura e os diversos tipos de "fábulas" que ocorre durante o cativeiro do Ingénuo, partilhado com Gordon, o jansenista.


Eurípides, Medeia

18 Outubro 2016, 10:00 Amândio Reis

Reflexão sobre a função social/política da tragédia clássica, incidindo sobre as noções aristotélicas de mimese e catarse; relação destas ideias com a Medeia de Eurípides e, particularmente, com o estatuto da protagonista enquanto, simultaneamente, agente e vítima da tragédia.
Os desafios colocados a Medeia e a sua vitória sobre cada um eles; a importância (patente no texto) da arte da oratória e o duplo sentido das palavras da protagonista em passagens seleccionadas dos diálogos com Creonte, Eugeu e Jasão.


Eurípides, Medeia

13 Outubro 2016, 10:00 Amândio Reis

Medeia: entre a tragédia ateniense e a figura central da mulher bárbara; a apresentação textual do conflito nuclear entre Medeia e Jasão e as reflexões acerca do estatuto da mulher e do estatuto do estrangeiro que, a partir do texto de Eurípides, se pode (ou não) tecer.
Considerações sobre a dimensão discursiva e notoriamente retórica do texto: as falas da Ama, de Medeia e de Jasão; leitura de passagens seleccionadas.
Pergunta para reflexão: quais são os verdadeiros motivos da vingança de Medeia e quem é vitimado por ela?
Apresentações orais de Evelyn Martinez e Tiago Trindade.


Eurípides, Medeia

11 Outubro 2016, 10:00 Amândio Reis

Síntese dos pontos essenciais da argumentação de Walter Benjamin nas "Teses sobre o conceito da história"; as (im)possibilidades da escrita da história (historiografia) e distinções centrais entre o historicismo e o materialismo histórico como diferentes maneiras de encarar a memória e o tempo.
Introdução sumária à tragédia grega e a Medeia, de Eurípides; as origens da tragédia e o contexto da sua representação; teatro e polis, culto e cidadania.
Apresentações orais programadas de Jessica Gomes e Sara Lucas.
O fundo mítico da peça (Argonáutica) e a condição estrangeira de Medeia.