Sumários
A obra de Carlos de Oliveira
5 Maio 2021, 15:30 • Joana Matos Frias
Introdução geral à obra de Carlos de Oliveira, enquanto exemplo-síntese das principais tensões e problemas que protagonizaram o cenário da Literatura Portuguesa entre as décadas de 40 e 70 do século XX. Panorama da poesia e da ficção, com chamadas de atenção para o programa singular de reescrita da obra levado a cabo pelo escritor, como forma de auto-questionamento de temas, tópicos e linguagem. A rara associação de materialismo ideológico e atenção à materialidade da linguagem. Leitura e comentário de algumas passagens de O Aprendiz de Feiticeiro.
Carlos de Oliveira – Poética e reescrita, alguns exemplos
29 Abril 2021, 17:00 • Joana Matos Frias
[aula efectivamente realizada a 5 de maio de 2021]
De imagem em imagem
28 Abril 2021, 17:00 • Joana Matos Frias
Comentário detalhado do poema "Adeus", de Eugénio de Andrade, em articulação com o ensaio de Rosa Maria Martelo "De imagem em imagem": as modulações do conceito de imagem nas poéticas dos anos 50-60 do século XX, entre a metáfora e as práticas da poesia experimental/ visual.
De imagem em imagem
28 Abril 2021, 15:30 • Joana Matos Frias
Comentário detalhado do poema "Adeus", de Eugénio de Andrade, em articulação com o ensaio de Rosa Maria Martelo "De imagem em imagem": as modulações do conceito de imagem nas poéticas dos anos 50-60 do século XX, entre a metáfora e as práticas da poesia experimental/ visual.
A literatura que não interfere na linguagem não interfere no mundo II
22 Abril 2021, 17:00 • Joana Matos Frias
Continuação da aula anterior. Comentário de passagens e poemas de António Ramos Rosa. O conceito de poema de circunstância segundo Goethe, e o problema da resistência em poesia numa perspectiva trans-histórica: leitura e comentário de depoimentos dos poetas Manuel de Freitas e José Miguel Silva, no âmbito do inquérito sobre Poesia e Resistência (https://lyracompoetics.ilcml.com/inquerito-poesia-e-resistencia-portugal/). As palavras do funcionário cansado em António Ramos Rosa e as palavras gastas em Eugénio de Andrade: afinidades e questões.