Sumários

O Neo-Realismo e os seus problemas (cont.)

24 Fevereiro 2021, 15:30 Joana Matos Frias

Indicações para o trabalho de avaliação a ser realizado e entregue até 25 de Março.

Continuação da aula anterior: visionamento de excertos dos filmes Modern Times, de Charlie Chaplin (1936) e de Ladri di Biciclette, de Vittorio de Sica (1948), para um entendimento mais abrangente dos problemas sócio-económicos formulados pelos escritores neo-realistas, em particular no tocante à luta de classes e às condições de trabalho do proletariado. Chamada de atenção para a insistência no tópico das «mãos», enquanto metonímia do trabalho manual, e para as diferenças substanciais entre o conceito ético-político de «amanhã» no léxico neo-realista face à ideia ético-estética de «futuro» no vocabulário futurista. 
Leitura do poema « Ladrões de bicicletas - Vittorio de Sicca (1948)», de José Miguel Silva (2005), para uma percepção da continuidade e revitalização de certas preocupações ideológicas na literatura da actualidade.   


O Neo-Realismo e os seus problemas

18 Fevereiro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Esclarecimento de dúvidas.

Indicações bibliográficas (disponíveis na pasta partilhada do Google Drive) e observações.
«Algumas razões por que não se pode deixar de ler os neo-realistas» (Carina Infante do Carmo), com especial referência aos três contos (de Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca e Mário Dionísio) lidos pelos estudantes.
Leitura e comentário de «Arte poética», de Mário Dionísio, com chamadas de atenção para os aspectos compositivos e tópico-temáticos: da repetição como dispositivo retórico à repetição subjacente ao problema enunciado. Breve referência às relações entre máquinas e homens em comparação com a Ode Triunfal de Álvaro de Campos. 


[Férias de Carnaval]

17 Fevereiro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

https://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/calendario-escolar


[Férias de Carnaval]

17 Fevereiro 2021, 15:30 Joana Matos Frias

https://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/calendario-escolar


Dualidades em cena

11 Fevereiro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Tentativa de sistematização das dualidades em cena no contexto literário português do final da década de 30, com especial destaque para o debate entre presencistas e neo-realistas: tema e expressão, substância e forma do conteúdo, utilidade e inutilidade da arte e da literatura, psicologismo e sociedade, indivíduo e colectividade, espaço interior e espaço exterior, ideologia e história. Comentário preliminar dos contos «Refúgio perdido», de Soeiro Pereira Gomes, «O largo», de Manuel da Fonseca, e «A morte é para os outros», de Mário Dionísio (in Antologia do Conto Português), com vista a uma reflexão sobre os modos de articulação entre progressismo ético-político e modernismo ético-estético.