Sumários
4 Março 2021, 17:00
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Joana Matos Frias
Comentário detalhado de algumas passagens do ensaio de Eduardo Lourenço «Uma literatura desenvolta ou os filhos de Álvaro de Campos», com vista ao destaque dos aspectos da desenvoltura para os quais o surrealismo e os surrealistas portugueses terão contribuído a partir da segunda metade da década de 40 do século XX: da desenvoltura formal à desenvoltura sexual, elementos da coincidência entre práticas artísticas/ literárias e práticas existenciais.
3 Março 2021, 17:00
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Joana Matos Frias
Introdução geral à obra de Mário Cesariny, através do visionamento do documentário
Autografia, de Miguel Gonçalves Mendes, previamente disponibilizado aos estudantes.
3 Março 2021, 15:30
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Joana Matos Frias
Introdução geral à obra de Mário Cesariny, através do visionamento do documentário
Autografia, de Miguel Gonçalves Mendes, previamente disponibilizado aos estudantes.
25 Fevereiro 2021, 17:00
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Joana Matos Frias
Posição e posicionamento do conto «A morte é para os outros», de Mário Dionísio, no contexto da evolução da literatura de inclinação neo-realista e no panorama mais alargado da literatura portuguesa contemporânea formada entre a década de 40 e a década de 80 do século XX:
- a importância conciliadora de publicações periódicas como os
Cadernos de Poesia e a revista
Árvore, nas décadas de 40-50, com destaque para o papel crucial dos seus protagonistas Jorge de Sena e António Ramos Rosa;
- algumas particularidades do Surrealismo português;
- linguagem e experimentação no início dos anos 60: os casos da Poesia 61 e da Poesia Experimental;
- percursos da ficção: os filhos de Álvaro de Campos segundo Eduardo Lourenço.
Leitura e comentário de algumas passagens do conto de Mário Dionísio em confronto com os aspectos assinalados por Eduardo Lourenço à «Nova Literatura» no seu ensaio «Uma literatura desenvolta ou os filhos de Álvaro de Campos».
24 Fevereiro 2021, 17:00
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Joana Matos Frias
Indicações para o trabalho de avaliação a ser realizado e entregue até 25 de Março.
Continuação da aula anterior: visionamento de excertos dos filmes
Modern Times, de Charlie Chaplin (1936) e de
Ladri di Biciclette, de Vittorio de Sica (1948), para um entendimento mais abrangente dos problemas sócio-económicos formulados pelos escritores neo-realistas, em particular no tocante à luta de classes e às condições de trabalho do proletariado. Chamada de atenção para a insistência no tópico das «mãos», enquanto metonímia do trabalho manual, e para as diferenças substanciais entre o conceito ético-político de «amanhã» no léxico neo-realista face à ideia ético-estética de «futuro» no vocabulário futurista.
Leitura do poema «
Ladrões de bicicletas - Vittorio de Sicca (1948)», de José Miguel Silva (2005), para uma percepção da continuidade e revitalização de certas preocupações ideológicas na literatura da actualidade.