Sumários
16 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Natureza e função do gesto paródico no Surrealismo em geral e em Nicolau Cansado Escritor em particular, com destaque para o valor irónico das dedicatórias de cada poema.
Leitura e comentário dos poemas "Reabastecimento" e "Raio de luz", na sua relação com algumas ambições do neo-realismo: a denúncia por Cesariny da incompatibilidade entre vida burguesa e literatura marxista, e dos artificialismos da relação abstracta e laboratorial com "o povo".
Esclarecimento de dúvidas.
14 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Breve sistematização dos elementos histórico-literários em cena na década de 40: do conflito entre presencismo e neo-realismo ao conflito entre neo-realismo e surrealismo, com destaque para o papel conciliador dos Cadernos de Poesia e do lema "A poesia é só uma!" na abertura das décadas de 40 e 50.
O lugar de Mário Cesariny na elaboração de um Surrealismo português: chamada de atenção para a sua auto-inscrição numa linhagem de poetas "inspirados", e para o princípio de vinculação do cuidado marxista de "transformar o mundo" com a instigação de Rimbaud "mudar a vida".
Reconstituição do contexto de produção da sequência de poemas "Nicolau Cansado Escritor", nas suas duas primeiras edições. Leitura e comentário do paratexto da responsabilidade de Marília Palhinha, com identificação dos tópicos fundamentais da ficção em causa.
9 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Continuação da aula anterior, a partir do visionamento de uma parte do documentário Autografia, de Miguel Gonçalves Mendes, em ligação com o poema epónimo de Mário Cesariny.
Comentário detalhado de algumas secções do documentário, com vista a uma perspectiva abrangente sobre a obra plástica e poética do Autor. Especial chamada de atenção para os moldes em que se formula a natureza do acto de criação, e para a ligação fulcral entre princípios estéticos e modo de vida.
7 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Introdução geral à obra de Mário Cesariny:
- comentário do quadro "Este é o meu testamento de poeta", de 1994, com especial chamada de atenção para o conceito expansivo de "poeta" e para a articulação inextricável entre as práticas plástica e verbal no surrealismo em geral e na obra de Cesariny em particular;
- leitura e comentário de um excerto de uma entrevista concedida em 1985 (incluída no volume Uma Última Pergunta: Entrevistas com Mário Cesariny), para uma dilucidação do sentido de "revolução" no entender do Autor;
- visionamento de uma parte do documentário Autografia, de Miguel Gonçalves Mendes, em ligação com o poema epónimo.
2 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
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