Sumários
O lugar de Carlos de Oliveira
9 Fevereiro 2022, 11:00 • Joana Matos Frias
Breve confronto entre poemas de Manuel da Fonseca e Mário Dionísio e um poema de Carlos de Oliveira incluído em Turismo (col. Novo Cancioneiro, 1942): leitura e comentário dos poemas "Os olhos do poeta" (Manuel da Fonseca) e "Arte poética" (Mário Dionísio), com vista à percepção de alguns traços característicos das tendências tópico-temáticas e de dicção próprias da poesia neo-realista do início dos anos 40. Chamada de atenção para a imediata diferença da configuração poemática do texto de Oliveira: da carência referencial à prática da escassez da expressão.
A ficção narrativa neo-realista: um exemplo
7 Fevereiro 2022, 11:00 • Joana Matos Frias
Comentário detalhado do conto "O largo", de Manuel da Fonseca, a partir da leitura de alguns excertos:
O que é uma obra neo-realista?
2 Fevereiro 2022, 11:00 • Joana Matos Frias
A partir do comentário dos títulos Gaibéus (1939) e Esteiros (1941), breve enquadramento de algumas das preocupações fundamentais dos escritores neo-realistas nos anos decisivos da sua actuação cultural e literária: o tratamento de personagens colectivas das classes trabalhadoras, os aspectos específicos do aparecimento da Natureza e da paisagem nas obras, relativamente às suas anteriores expressões romântica (a paisagem enquanto estado de alma) e realista (o cuidado descritivista de ambição objectiva).
O que foi o Neo-realismo?
31 Janeiro 2022, 11:00 • Joana Matos Frias
Tentativa de sistematização das dualidades em cena no contexto literário português do final da década de 30, com especial destaque para o debate entre presencistas e neo-realistas: tema e expressão, substância e forma do conteúdo, utilidade e inutilidade da arte e da literatura, psicologismo e sociedade, indivíduo e colectividade, espaço interior e espaço exterior, ideologia e história.
Sobre a dualidade fundamental dos períodos literários
26 Janeiro 2022, 11:00 • Joana Matos Frias
Conversa com os alunos com base
nas suas preferências literárias e nas expectativas
relativamente aos autores e obras a estudar no âmbito da disciplina de
Literatura Portuguesa Contemporânea.
Considerações gerais sobre o cânone da literatura portuguesa moderna
e contemporânea, sobre sistemas
nacionais e aspectos supra-nacionais.
Enunciação de alguns princípios
metodológicos fundamentais, a partir do comentário de passagens do ensaio de
Jorge de Sena «Sobre a dualidade fundamental dos períodos literários», com
vista a uma problematização crítica da complexidade do panorama literário
português na passagem dos anos 30 para os anos 40 do século XX: os aspectos
decisivos das periodizações aproximadas, a importância das relações internacionais,
o dinamismo das tensões em cena. Breve chamada de atenção para o cenário
histórico e histórico-literário europeu no final da década de 30: as ideologias
políticas e artísticas em confronto.