Sumários
4 Abril 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Elementos para a compreensão da especificidade da imagem surrealista e da sua transversalidade interartística:
- leitura e comentário de passagens de Pierre Reverdy e de Lautréamont;
- da imagem à colagem: a prática interartística no surrealismo português, com especial atenção à obra de Mário Cesariny;
- a colagem enquanto procedimento plástico que melhor concretizou os propósitos associativos da imagem tal como concebida pelos surrealistas;
- a "passagem dos sonhos" e o onirismo enquanto alternativa às imposições autocráticas da realidade exterior.
30 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Comentário dos versos de abertura do poema "Concreção de Saturno", de Mário Cesariny, e da leitura proposta por António Ramos Rosa no ensaio "Cesariny ou a sublevação da palavra":
- diferenças imediatas e elementares entre a concepção do poema enquanto aparência ou aparição;
- a importância fundamental da criação verbal intraduzível como gesto de resistência às imposições exteriores da língua opressora;
- a definição da imagem pelo Surrealismo e a singularidade de comparações inadequadas como "alto como dois rios inimigos", com destaque para as orientações de Lautréamont e de Breton/ Reverdy;
- a relevância do insólito como exercício literal e radical da liberdade de expressão.
28 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Leitura e comentário do poema "You are welcome to Elsinore", de Mário Cesariny, com destaque para os seguintes aspectos:
- a importância central do livro Pena Capital na obra do Autor, e no panorama da literatura portuguesa dos anos 50;
- o significado exemplar do título "Pena capital":
i) a ambiguidade subjacente à oscilação entre a referência à pena de morte e a sugestão da importância da caneta com a qual se escreve;
ii) a função determinante das relações entre lei e justiça, prisão e liberdade na poesia de Cesariny, com referência ao fascínio do poeta pela narrativa "Na colónia penal", de Kafka.
- efeitos de leitura do título hamletiano do poema;
- a organização repetitiva da estrutura sintáctica do texto em confronto com a expansão discrepante dos sentidos em rotação;
- o questionamento das relações entre o ser humano e as palavras;
- a força performativa da poesia.
23 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Primeiro teste de avaliação (45% da classificação final).
21 Março 2022, 11:00
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Joana Matos Frias
Esclarecimento de dúvidas para o teste.