Sumários

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte; 4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação

26 Novembro 2020, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação


BIBLIOGRAFIA

CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura, Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, 2007

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985


III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte; 4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.

25 Novembro 2020, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte; 4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de

texto, notas, organização de anexos.
BIBLIOGRAFIA

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição, Lisboa, Edições 70, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985


III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte;3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

19 Novembro 2020, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte;3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo , FAGIOLO, Maurizio , Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

FINN, David , How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª edição 194


III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte;3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

19 Novembro 2020, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte;3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo , FAGIOLO, Maurizio , Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

FINN, David , How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª edição 194


III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte; 2. A pesquisa bibliográfica; elaboração de uma ficha de leitura; . elaboração de uma recensão crítica.

18 Novembro 2020, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte; 2. A pesquisa bibliográfica; elaboração de uma ficha de leitura; . elaboração de uma recensão crítica.
BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)