Sumários

II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura 2. Escultura

8 Outubro 2020, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II.        As disciplinas da Arte

1.    Arquitectura

2. Escultura


BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006


II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura 2. Escultura

8 Outubro 2020, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II.        As disciplinas da Arte

1.    Arquitectura

2. Escultura


BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006


I. Introdução, 3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas. 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

7 Outubro 2020, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

I, Introdução

3..   A relação da história da arte com outras disciplinas científicas.

4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, Hew Haven-Londres, Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França, Lisboa, Scribe, 2019


Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação) I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2, As grandes correntes da disciplina

1 Outubro 2020, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação)

I.      Introdução

1.      A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2, As grandes correntes da disciplina
BIBLIOGRAFIA

ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica, lisboa, ICALP, 1992

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

COHEN, Marcel, A Escrita, Lisboa, Publicações Europa-América, 1961

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985


Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação) I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina

1 Outubro 2020, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação)

I.      Introdução

1.      A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2, As grandes correntes da disciplina
BIBLIOGRAFIA

ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica, lisboa, ICALP, 1992

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

COHEN, Marcel, A Escrita, Lisboa, Publicações Europa-América, 1961

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985