Sumários
II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura 2. Escultura
8 Outubro 2020, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. As disciplinas da Arte
1. Arquitectura
2. Escultura
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006
II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura 2. Escultura
8 Outubro 2020, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. As disciplinas da Arte
1. Arquitectura
2. Escultura
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006
I. Introdução, 3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas. 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).
7 Outubro 2020, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I, Introdução
3.. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas.
4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).BIBLIOGRAFIAARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, Hew Haven-Londres, Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França, Lisboa, Scribe, 2019
Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação) I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2, As grandes correntes da disciplina
1 Outubro 2020, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação)
I. Introdução
1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)
2, As grandes correntes da disciplinaBIBLIOGRAFIA
ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica, lisboa, ICALP, 1992
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
COHEN, Marcel, A Escrita, Lisboa, Publicações Europa-América, 1961
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação) I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina
1 Outubro 2020, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação)
I. Introdução
1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)
2, As grandes correntes da disciplinaBIBLIOGRAFIA
ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica, lisboa, ICALP, 1992
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
COHEN, Marcel, A Escrita, Lisboa, Publicações Europa-América, 1961
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985