Sumários
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
12 Novembro 2020, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte
1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977) CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001 •LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979 •PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999 SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
12 Novembro 2020, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte
1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977) CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001 •LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979 •PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999 SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
II. As Disciplinas da Arte; 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Séculos XIX e XX).
11 Novembro 2020, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. As Disciplinas da Arte; 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Séculos XIX e XX).
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
CHAMPIGNEULLE, B., A Arte Nova, Lisboa, Verbo, 1984
D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006
EVERS, Hans Gherard, Do Historicismo ao Funcionalismo, Lisboa, Verbo, 1980
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991).
II. As disciplinas da arte; 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Rococó e Neoclássico)
5 Novembro 2020, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. As disciplinas da arte; 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Rococó e Neoclássico)
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006
HONOUR, Hugh, Neoclassicismo, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1968)
LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991).
II. As disciplinas da arte; 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Rococó e Neoclássico)
5 Novembro 2020, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. As disciplinas da arte; 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Rococó e Neoclássico)
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006
HONOUR, Hugh, Neoclassicismo, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1968)
LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991).