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Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação)

30 Setembro 2020, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação (Programa + bibliografia, metodologia, avaliação)

I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

 

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da história da arte e sua metodologia (de molde a promover o seu conhecimento e aplicabilidade), bem como a um conjunto de conhecimentos relativos à produção artística ao longo do tempo, a unidade curricular de Metodologias da História da Arte, propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

 

II. METODOLOGIA

 

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas, sempre que possível, com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

 

III. AVALIAÇÃO

 

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente, se possível), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

 

IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

I.      Introdução

1.      A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2.      As grandes correntes da disciplina

3.      A relação da história da arte com outras disciplinas científicas

4.      Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes

 

II.      As disciplinas da Arte

1.    Arquitectura

2.    Escultura

3.    Pintura

4.    Artes decorativas

5.    Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade.

 

III.    Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

1.      A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento

2.      A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura e de um estado da questão

3.      A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

4.      A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.

 

IV.       Fontes e géneros literários da História da Arte

1.      Os tratados de arte (Vitrúvio, Leon Battista Alberti, Lorenzo Ghiberti, Andrea Palladio, Sebastiano Serlio)

2.    As biografias de artistas (Giorgio Vasari, Giovan Pietro Bellori, Cirilo Volkmar Machado)

3.    Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)

4.    Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)

5.    As “parangonas” (Benedetto Varchi)

6.    Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)

 

V.        A história da arte e a conservação / revalorização do património artístico

1.    O inventário de património artístico

2.    Conservação das obras de arte

3.    A musealização das obras de arte.

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

AAVV, História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)

 

AAVV, The Future of the Past. Attitudes to Conservation 1147-1974, Londres, Thames & Hudson, 1976

 

ALVES, José da Felicidade, Introdução ao Estudo da Obra de Francisco de Holanda, lisboa, Livros Horizonte, 1986

 

ARGAN, Giulio-Carlo, Arte e Crítica de Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1995

 

ARGAN, Giulio-Carlo, Maurizio Fagiolo, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

 

BARRAL Y ALTET, Histoire de l’Art, (col. Que sais-je?), Paris, Presses Universitaires de France, 1989

 

BASILE, Giuseppe, Che cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere d’arte, Roma, Editori Riuniti, 1989

 

BELLORI, Giovan Pietro, Le Vite de’ Pittori, Scultori ed Architetti Moderni, Turim, Giulio Einaudi Editore, 2009 (1ª edição 1672)

 

BENJAMIN, Walter, Arte, Técnica, Linguagem e Política, (introd. de T. W. Adorno), Lisboa, Relógio de Água, 1992 (1ª edição 1936)

 

BELTING, Hans, L’Histoire de l´Art est-elle finie?, Paris, Ed. J. Chambon, 1989

 

CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura, Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, 2007

 

CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte, (col. Arte e Comunicação, 64), Lisboa, Edições 70, 1997

 

CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel, Introducción al Método Iconográfico, Barcelona, Ed. Ariel, 1998

 

CENNINI, Cennino, El Libro del Arte, Madrid, Ediciones Akal, 1988

 

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

 

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000

 

CIERI VIA, Claudia, Introduzione a Aby Warburg, Roma-Bari, Editori Laterza, 2011

 

CIERI VIA, Claudia, Nei dettagli nascosto. Per una storia del pensiero iconologico, Roma, Carocci Editore, 2013 (1ª edição 1994)

 

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CRISPOLTI, Enrico, Como Estudar a Arte Contemporânea, Lisboa, (col. Teoria da Arte, 27), Lisboa, Editorial Estampa, 2004

 

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

 

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006

 

ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição, Lisboa, Edições 70, 1984

 

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FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

 

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FREEDBERG, David, El Poder de las Imágenes, Madrid, Cátedra, 1992

 

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

 

GAURICO, Pomponio, Sobre la Escultura, (ed. de André Chastel e Robert Klein), Madrid, Ediciones Akal, 1989 (1ª ediçao 1504)

 

GINZBURG, Carlo, A Micro-História e outros ensaios, Lisboa, Difel, 1992

 

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LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

 

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

 

MACHADO, Cirilo Volkmar, Colecção de Memórias, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922 (1ª ed. 1823)

 

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MOREIRA, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989

 

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PALLADIO, Andrea, The Four Books of Architecture, Nova Iorque, Dover Publications, 1965

 

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PEREIRA, José Fernandes, (dir. de), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

 

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RILEY, Noel, (dir.), Grammaire des Arts Décoratifs. De la Renaissance au Postmodernisme, Paris, Flammarion, 2003

 

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SEBASTIÁN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, Madrid, Alianza Editorial, 1981

 

SERRÃO, Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes, Lisboa, Livros Horizonte, 2001

 

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SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

 

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TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

 

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TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006

 

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França, Lisboa, Scribe, 2019

 

VASARI, Giorgio, Le Vite dei più Celebri Pittori, Scultori ed Architetti, La Spezia, Fratelli Melita Editori, 1988 (1ª edição 1550)

 

VENTURA, Leontina, Arte da Pintura de Filipe Nunes, Porto, Paisagem Editora, 1982

 

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VITERBO, Francisco Marques de Sousa, Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses, 2ª ed., Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1988 (3 vols.)

 

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ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948)


DATAS IMPORTANTES

Indicação dos temas de trabalho – 4 de NOVEMBRO

Entrega dos trabalhos – 3 de DEZEMBRO

Teste – 10 de DEZEMBRO

Última sessão (comentários aos trabalhos de investigação e aos testes, balanço uc) – 17 de DEZEMBRO.