Sumários

A invulgar proposta literária de Clarice Lispector

18 Maio 2018, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O horizonte reflexivo e especulativo de sondagem existencial no percurso escritural de Clarice Lispector. O apogeu do aprofundamento da temática clariceana: a narradora-protagonista e o monólogo interior no romance A paixão segundo G. H. O significativo desvio temático presente em A hora da estrela.

Leitura e breve análise do conto “O crime do professor de matemática”. A significativa escolha do protagonista, paradigma do pensamento cartesiano. A razão e o sentimento: a presença da culpa e a função da dimensão ritual no relato. O duplo ‘crime’ do protagonista.

A natureza antifabular da escrita de Lispector. A concetualização do termo fábula no âmbito da narratologia e a digressão clariceana.

O bestiário clariceano. A figura do animal e a rutura simbólica e perturbadora com os valores convencionais e refratários do animal literário. A banalidade do bestiário (Gilbert Durand).

 

 

Bibliografia:

SÁ, Olga de (2000): A escritura de Clarice Lispector (Petrópolis: Vozes [3ª ed.]).

SOUSA, Carlos Mendes de (2000): Clarice Lispector – Figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho – Centro de Estudos Humanísticos).


"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos (II)

16 Maio 2018, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Conclusões a partir da leitura e comentário do poema. Análise (continuação e revisão) das razões da recusa do sujeito poético de "A máquina do mundo"

 O exercício poético moderno de Claro enigma. A reflexão a partir da tradição e o desequilíbrio irónico entre a arquitetura clássica da obra e o vazio do sujeito moderno. Os elementos desta proposta poética de metafísica moderna: a dissonância, a paródia e a ironia.

 

A revelação e a síntese dos aspetos mais singulares da escrita de Clarice Lispector: a força poética, a novidade da densidade psicológica e a maneira discontínua de narrar.

 

Bibliografia:

BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).

MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).


"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos

11 Maio 2018, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Comentário pormenorizado do poema "A máquina do mundo".

A postura de rechaço do eu lírico drummondiano em relação a toda explicação existencial e cósmica do universo que a máquina oferece.

A 'máquina': símbolo contemporâneo da contestação e/ou esfacelamento de todas as certezas. A ideia do esclarecimento do mundo (Adorno).

 

Bibliografia:

BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).

MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).


A figura do poeta insatisfeito na poética de Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar

9 Maio 2018, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A figura do poeta insatisfeito na poética de Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar. A procura de novas vias expressivas na poesia gullariana. A importância da temática social e da temática existencial (nomeadamente, da consciência da temporalidade) na poesia de Ferreira Gullar. O espanto poético perante a caducidade dos seres e o seu brilho ilusório: as centralidade naturezas-mortas na poesia de Gullar. O carácter plástico da sua poesia.

"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos.

O significado da 'máquina do mundo'  em Os Lusíadas. O diálogo com "No meio do caminho": a presença do sujeito lírico desenganado e os ecos do Incipit do Inferno da Divina Commedia na caraterização do 'caminhante' e do 'caminho' drummondianos.


A criação literária de Antônio Carlos Secchin no contexto da poesia brasileira contemporânea

8 Maio 2018, 17:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 16 e 26 de março, se encontrará na Universidade Mohammed V de Rabat – Missão de Ensino na Licenciatura de Estudos Portugueses, ao abrigo do Protocolo UL – UM5 – CICL), nos dias 18 e 20 de abril não houve aulas. 

A reposição da primeira aula foi realizada no dia 8 de maio, das 17h às 19h (na sala B.2): aula aberta do Professor Doutor Antônio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras, sobre a sua criação literária no contexto da poesia brasileira contemporânea.