Sumários
Modalidades da representação dos europeus na arte nanban
2 Abril 2019, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Japão Momoyama e Edo e a arte nanban. A relevância da cristianização. A representação dos europeus, em particular nos biombos: exotismo, estereótipos, auspícios.
Modalidades da representação dos europeus na Pérsia Safávida
28 Março 2019, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Caraterização das relações entre a Europa e a Pérsia na época moderna, salientando a subalternidade da primeira em relação à segunda. Caraterização da influência da pintura e gravura europeias sobre a arte persa em termos técnicos e iconográficos. Caraterização das modalidades da representação dos europeus na pintura persa: domesticação, exotismo, erotismo
Cânone chinês
26 Março 2019, 10:00 • Luís Urbano Afonso
A construção do cânone artístico chinês. Uma história milenar: tratados, histórias, biografias, coleções.
O Cânone islâmico (Pérsia Safávida)
21 Março 2019, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Cânones artísticos e arte erudita em três unidades geoculturais (1550-1650): Islão da Ásia Ocidental. As duas grandes unidades geoculturais do Islão pré-contemporâneo: a árabe; a turco-persa. A diferenciação das duas grandes vertentes estéticas do mundo islâmico, entre o aniconismo (árabes e magrebinos) e a figuração não-mimética (persas, otomanos e mogóis). A rejeição dos princípios da mimetização da realidade, ilusória e falsa, no mundo islâmico. A preeminência da caligrafia, da decoração do livro manuscrito e das “artes decorativas”. Os inícios e o desenvolvimento da historiografia da arte islâmica. O aparecimento dos primeiros álbuns (muraqqa’ha) no século XV e o desenvolvimento do colecionismo entre as elites do mundo islâmico. A importância cultural, historiográfica e teórica dos prefácios dos álbuns.
O Cânone europeu (renascimento e pós-renascimento)
19 Março 2019, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Cânones artísticos e arte erudita em três unidades geoculturais (1550-1650): Europa Ocidental. Dependência face à tradição clássica. Estudo exaustivo da arte clássica.Mimetização da natureza. Tratamento do nu. Centralidade das Vite de Giorgio Vasari (1511-74).