Sumários
Coordenadas Temporoespaciais
5 Fevereiro 2019, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 3
05-02-2019
O espaçotempo como húmus das realidades social-cultural e fundamento de conhecimento em Ciências Sociais e Humanidades, “Koto” (coisas/palavras) e a investigação em busca de “Kotodama” e “Makoto”. Classificações e classificados, palavras e atos.
As denominações/classificações da modernidade global dos séculos XVI e XVII: novas palavras e uso mais frequente e/ou diferente de palavras antigas (Pacífico/Mares do Sul, Continente, Europa, Ásia, etc.). As palavras, denominações, classificações como hierarquia, poder, capitais material, cultural, intelectual.
O uso e a distribuição desigual das palavras e das coisas. Implicação com o espaço (ordem/lógica por posição-relação) e com o tempo (ordem/lógica por sucessão-duração). Categorias chave do espaço (ponto, linha, campo, rede) e categorias chave do tempo (evento, situação, época, processo). Exemplos documentais e concretos sobre estas categorias. Em torno de linhas de fronteira/limite. As fronteiras como passagem/tensão de identidade-diferença. As interações inter/transculturais como resultados de diluição/fusão/transgressão de linhas de fronteira/limite. As tipologias temporoespaciais e os casos individuais (exemplos concretos sobre soldados mercadores, jesuítas, asiatizados). Classificações e valorações os pesos politico e económico da Ásia Oriental e a admiração cultural.
Apresentação da Bibliografia
31 Janeiro 2019, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 2
31-01-2019
Considerações acerca de leituras de apoio. Os textos em suporte digital de Luis Filipe Barreto publicados entre 2002 e 2019 (no prelo). Sete estudos sobre relações transculturais em especial Eurasiáticas dos finais do século XV aos nossos dias (mas, sobretudo acerca de fenómenos dos séculos XVI e XVII). Estudos de natureza diversa desde panoramas mais globais a investigações de singularidades, desde formulações mais teóricas a casos documentais/pontuais.
Breve apresentação da bibliografia essencial de estudos de apoio ao programa. A utilidade de obras como as de Shen, Fuwei; N. Standaert; Samuel Adshead.
Apresentação do Programa
29 Janeiro 2019, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 1
29-01-2019
Uma unidade letiva e dois docentes. O trabalho em conjunto de investigação e de ensino em equipa: formações diferentes e complementares.
O objetivo da Parte I: pensar critica e criativamente Relações Inter / Transculturais. Categorias chave como Ásia, Europa, Eurásia, Cultura, Continente. Palavras-chave e ordem das classificações/denominações académicas a partir do séc. XIX. Nomear é valorar. O Húmus da realidade e das C. Sociais/Humanidades: categorias de espaço e tempo. Os complementares universos terrestres e marítimos nas relações Eurasiáticas.
O objetivo da parte II: Em Torno das Ásias da Ásia (em especial a Ásia Oriental) nos portugueses, Portugal/Europa dos finais do s. XV aos finais do s. XVIII. Portugal: uma placa marítima-litoral Eurasiática global (implicando África/América) há mais de meio milénio. A Diáspora Portuguesa de Lavrar o Mar como seguro de vida/existência da sociedade e cultura portuguesas. As relações transculturais multilaterais e como os portugueses apr(e)endem China através do Indico/India, Ásia do Sueste, Pacífico Asiático de Ryukyu/Liu Chiu – “Léquios”, Japão. As relações transculturais são interações multilinguísticas: o primeiro encontro entre portugueses e chineses em Malaca/1509 é falado em Árabe. Macau um serviço transcultural global sinonipoportuguês.