Sumários
15ª aula
23 Março 2020, 10:00 • Nádia Alexandra Santos Canceiro
Aula não presencial.
Pontuação e estrutura sintática: (i) pontuação e interpretação: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem reflexos na interpretação das frases; (ii) pontuação e gramaticalidade: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) determina a gramaticalidade da frase.
As regras de uso da vírgula.
Realização de um conjunto de exercícios para identificação de problemas de pontuação e aplicação das regras estudadas.
Aula virtual de dúvidas
20 Março 2020, 10:00 • Helena Gorete Silva Moniz
2.1 COVID-19: um inimigo invisível a testar a (não)preparação do mundo face a uma pandemia.
OU
2.2 Reflita sobre a Educação como um pilar da sociedade que poderá ser entendido como a continuidade ou a descontinuidade de processos na história da civilização humana. Poderá apoiar-se na citação do escritor Mia Couto para a sua reflexão.
"Educar não é podar inteligências. Moldá-las, tolher a criatividade, amoldar a voz interior de cada um.
Educar é fazer o outro mais preparado para ser, de fato, quem é." Mia Couto
Extensão: mínimo de 2 páginas (formato A4).
Público-alvo: público em geral (leitores de um jornal de referência como o Público, o DN ou o Expresso).
Registo: formal.
3. A parte gramatical incidirá sobre: clíticos, relativas restritivas vs. explicativas e vírgulas.
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/414633845
Revisão de textos expositivos (e esclarecimento de dúvidas)
20 Março 2020, 08:00 • Ana Lúcia Santos
Atividades não presenciais:
[não presencial] Correção de trabalho prático e esclarecimento de dúvidas. Novas informações sobre formas de contacto não presencial da turma.
19 Março 2020, 16:00 • Ernestina Carrilho
Correção de trabalho realizado pelos alunos (Ex.10). Esclarecimento de dúvidas. Disponibilização de materiais de apoio para esclarecimento de dúvidas sobre mecanismos de coesão estrutural.
Texto descritivo e orações relativas com antecedente
18 Março 2020, 16:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
1. Elaboração de uma segunda versão do texto produzido na aula anterior a partir da notação feita previamente pelo docente.