Sumários

15ª aula

23 Março 2020, 10:00 Nádia Alexandra Santos Canceiro

Aula não presencial.

Pontuação e estrutura sintática: (i) pontuação e interpretação: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem reflexos na interpretação das frases; (ii) pontuação e gramaticalidade: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) determina a gramaticalidade da frase.

As regras de uso da vírgula.

Realização de um conjunto de exercícios para identificação de problemas de pontuação e aplicação das regras estudadas.


Aula virtual de dúvidas

20 Março 2020, 10:00 Helena Gorete Silva Moniz

Aula de dúvidas.

Notas para a próxima aula (25-03-2020): 
1. Realização do primeiro elemento de avaliação na aula virtual de 25-03-2020, sobre o texto argumentativo e exercícios gramaticais.
2. Preparação, até ao dia do teste, do planeamento de um dos dois seguintes tópicos: 

2.1 COVID-19: um inimigo invisível a testar  a  (não)preparação do mundo face a uma pandemia.

OU

2.2 Reflita sobre a Educação como um pilar da sociedade que poderá ser entendido como a continuidade ou a descontinuidade de processos na história da civilização humana. Poderá apoiar-se na citação do escritor Mia Couto  para a sua reflexão.

"Educar não é podar inteligências. Moldá-las, tolher a criatividade, amoldar a voz interior de cada um.
Educar é fazer o outro mais preparado para ser, de fato, quem é." Mia Couto

Extensão: mínimo de 2 páginas (formato A4).

Público-alvo: público em geral (leitores de um jornal de referência como o Público, o DN ou o Expresso).

Registo: formal.

3. A parte gramatical incidirá sobre: clíticos, relativas restritivas vs. explicativas e vírgulas. 


O link do Zoom para as próximas semanas será sempre o mesmo:  

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/414633845


Revisão de textos expositivos (e esclarecimento de dúvidas)

20 Março 2020, 08:00 Ana Lúcia Santos

Atividades não presenciais:


. atividade síncrona, através do Zoom (9-10h): esclarecimento de dúvidas sobre os exercícios resolvidos na última aula e observação de problemas com "haver" e "tratar-se de" em textos escritos pelos alunos da turma - participaram 12 alunos;
. atividade assíncrona: revisão dos textos expositivos, cuja primeira versão comentada pela docente foi disponibilizada na Google Drive (espera-se que os exercícios realizados durante a semana concorram para uma mais eficaz revisão dos textos).


[não presencial] Correção de trabalho prático e esclarecimento de dúvidas. Novas informações sobre formas de contacto não presencial da turma.

19 Março 2020, 16:00 Ernestina Carrilho

Correção de trabalho realizado pelos alunos (Ex.10). Esclarecimento de dúvidas. Disponibilização de materiais de apoio para esclarecimento de dúvidas sobre mecanismos de coesão estrutural. 

Informações adicionais sobre o funcionamento das aulas a distância (GoogleClassroom como forum da turma; integração de vídeoaulas para esclarecimento de dúvidas; a estrutura central de estruturação e disponibilização de materiais de estudo continua a ser o site da turma, em especial as páginas  https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/ppe-ec/aulas-e-leituras e  https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/ppe-ec/exercicios-de-apoio. 


Texto descritivo e orações relativas com antecedente

18 Março 2020, 16:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1.    Elaboração de uma segunda versão do texto produzido na aula anterior a partir da notação feita previamente pelo docente. 

2.    Produção de um segundo texto descritivo a partir de um excerto de O Primo Basílio de Eça de Queirós. 
3.    Orações relativas com antecedente:       
       - estrutura sintática e desvios à norma;       
       - relativas restritivas  vs. relativas explicativas.       
       - exercícios de aplicação.


N.B.: Esta aula foi realizada na modalidade de ensino à distância, tendo os conteúdos e materiais necessários sido disponibilizados no site da disciplina e os alunos informados das tarefas a realizar via e-mail.