Sumários

12ª aula

11 Março 2020, 10:00 Nádia Alexandra Santos Canceiro

Aula não presencial.

Revisão de alguns aspetos associados a orações relativas.

Distinção entre orações relativas com antecedente (restritivas e explicativas) e sem antecedente ou livres.

Orações relativas não padrão: o caso das orações relativas cortadoras e das orações relativas resuntivas.


Materiais disponibilizados no sítio https://elearning.ulisboa.pt.

11 Março 2020, 10:00 Helena Gorete Silva Moniz

Materiais disponibilizados no sítio https://elearning.ulisboa.pt. 
1. Exercícios gramaticais 2;

2. Diapositivos sobre colocação de críticos e
3. Diapositivos sobre relativas explicativas vs. restritivas.

Preparação para as videoconferências a realizarem-se via https://videoconf-colibri.zoom.us/ e envio de email aos alunos
NOTA: não é necessário sign in, apenas o link para a nossa reunião! Vejam o último email enviado.


Planificação de texto expositivo

11 Março 2020, 08:00 Ana Lúcia Santos

Os alunos construíram planos de textos expositivos sobre uso da vírgula em português, usando como modelo o texto expositivo analisado na última aula. Os planos foram partilhados na Google Drive e comentados individualmente pela docente, que produziu ainda um documento com orientações gerais que considerou necessárias após a leitura dos planos de texto.

O número de alunos indicado como número de presenças corresponde ao número de alunos que participou na atividade, entregando o trabalho.


Esclarecimento de dúvidas e informações sobre o trabalho a desenvolver durante o período de suspensão de aulas presenciais.

10 Março 2020, 16:00 Ernestina Carrilho

  • Entre 11 e 27 de março não se realizam aulas presenciais na FLUL (mais informação aqui).
    A informação relevante será atualizada também, sempre que necessário, na página Aulas do site já existente para apoio a aulas da turma 10 desta unidade curricular.
  • ALTERAÇÃO DE DATAS DE ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO: O teste intercalar inicialmente marcado para 17 de março fica adiado para data a indicar, previsivelmente para a segunda aula após o reinício das atividades letivas presenciais na FLUL. A prova de escrita individual inicialmente marcada para 2 de abril será reagendada em função da adaptação possível do cronograma (a estabelecer previsivelmente na semana de 27 de março).
  • Entre 11 e 27 de março, serão disponibilizados na página Aulasdurante ou antes do horário habitual de cada aula, materiais para trabalho prático (exercícios) e outros materiais de apoio ao estudo não presencial, no formato de disponibilização de materiais habitual (nesta página e na página Exercícios). Os alunos receberão anotações e comentários aos trabalhos individuais por email.
    Se conveniente e possível para trabalho do conjunto de  alunos que frequentam assiduamente as aulas, serão ainda consideradas outras formas de trabalho não presencial (nomeadamente, por videoconferência), acerca das quais os alunos da turma serão avisados por email. 

  • Entre 11 e 27 de março, o ensino será assegurado de forma não-presencial com os seguintes objetivos:
    • consolidar conhecimentos relativos aos conteúdos das aulas presenciais anteriores (em especial, diferentes aspetos da coesão textual);
    • exercitar a aplicação desses conhecimentos em práticas de escrita individual;
    • realizar exercícios práticos sobre problemas comuns revelados pela produção escrita dos alunos.


Avaliação

9 Março 2020, 16:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Realização do primeiro elemento de avaliação obrigatória: teste intermédio.