Sumários

10ª aula

4 Março 2020, 10:00 Nádia Alexandra Santos Canceiro

1. A escrita como um processo que se desenvolve em diversas etapas. A etapa do planeamento: processos de recolha e seleção da informação em função das características do texto a produzir; estratégias de organização da informação. Aspetos envolvidos nas etapas seguintes, nomeadamente: a redação, a revisão e a reescrita.

2. Exercício prático de planeamento de um texto expositivo a partir de informações fornecidas em aula através de um texto informativo distribuído aos alunos.


Aula lecionada pela doutoranda Vera Cabarrão, por a professora se encontrar na conferência PROPOR. Segunda textualização argumentativa.

4 Março 2020, 10:00 Helena Gorete Silva Moniz

Aula lecionada pela doutoranda Vera Cabarrão, por a professora se encontrar na conferência PROPOR. Segunda textualização argumentativa.


Reflexão sobre problemas vários observados nos textos escritos pelos alunos

4 Março 2020, 08:00 Ana Lúcia Santos

1. Entrega dos textos escritos na última aula, anotados e comentados pela docente ( uma versão revista dos textos deve ser entregue no dia 11 de março).

2. Reflexão sobre uma seleção de vários problemas observados nos textos escritos pelos alunos. Os problemas inserem-se nos temas tratados anteriormente em aula, em particular: (i) problemas de pontuação, especialmente problemas em pontuação de orações relativas; (ii) problemas sintáticos em orações relativas (e.g. relativas cortadoras). Além disso, permitiram explicitar questões novas, a saber: (i) estrutura argumental do verbo "haver" e problemas de concordância associados; (ii) problemas de coesão temporal em sequências narrativas e em sequências descritivas; (iii) limitação aos contextos de uso de sintagmas nominais "bare"; (iv) relação entre escolha de artigo definido / indefinido e interpretação da oração relativa; (v) uso de conjuntivo em orações subordinadas adverbiais concessivas. Reflexão mais global sobre escolhas estilísticas nos textos dos alunos.

3. Leitura de um excerto de um texto e leitura integral de dois textos produzidos por alunos da turma e especialmente conseguidos. Comentário aos textos, procurando construir com os alunos a compreensão do valor estilístico de várias escolhas e, assim, a compreensão do que justifica o efeito que o texto causa no leitor.

4. Correção de um exercício de revisão de um texto de imprensa que apresenta vários problemas de escrita, particularmente em relativas.


Exercícios práticos - mecanismos de coesão.

3 Março 2020, 16:00 Ernestina Carrilho

Realização e correção de exercícios práticos (coesão estrutural frásica; coesão referencial). Aspetos da coesão temporal. Materiais e referências de leituras:  https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/ppe-ec/aulas-e-leituras


Texto argumentativo

2 Março 2020, 16:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

O texto argumentativo: características e organização, propriedades lexicais e gramaticais.

Observação de um texto argumentativo, como modelo para a escrita.
Escrita de um texto argumentativo.