Sumários

Apresentação da turma e professora e descrição dos conteúdos programáticos.

29 Janeiro 2020, 10:00 Helena Gorete Silva Moniz

Apresentação da turma e professora e descrição dos conteúdos programáticos.

OBJETIVOS: 1. Levar os alunos a refletir sobre as propriedades da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos e géneros textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita e da produção escrita de outros (treinando competências de revisão de textos em vários tipos de publicações).

CONTEÚDOS: 1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologias e géneros textuais. 4. Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).

Nota: Esta unidade curricular destina-se a alunos falantes nativos do português ou alunos estrangeiros com conhecimentos avançados nesta língua. 

AVALIAÇÃO: a avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios:
- 1 exercício de escrita presencial (20%);
- 1 teste intermédio (25%);

- 1 teste escrito final (45%);
- participação relevante em aula (10%). 

BIBLIOGRAFIA:

Bergström, M., e Neves Reis. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50a edição. Lisboa: Ed. Notícias, 2011.

Hamp-Lyons L., e B. Heasley. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP, 2006.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 2003.

Peres, J., e T. Móia. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1995.
Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura, e A. Mendes, eds.

Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.


Data da prova final: 29 de Abril de 2020.


Apresentação geral. Exercício de escrita diagnóstico.

28 Janeiro 2020, 16:00 Ernestina Carrilho

Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos, bibliografia geral e critérios de avaliação. AVALIAÇÃO: A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação de realização obrigatória, nas datas indicadas: um teste escrito final (45%), 5 de maio de 2020; um teste intermédio (25%), 17 de março de 2020; um exercício de escrita presencial (20%), escrita da primeira versão - 5 de março; revisão - 2 de abril; participação relevante em aula (10%). Informações sobre objetivos e conteúdos programáticos, bibliografia geral em: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/ppe-ec . Produção de um texto para  diagnóstico inicial de problemas de escrita.