Sumários

Pontuação e escrita

21 Fevereiro 2019, 12:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

A importância da pontuação na escrita de um texto:

(i)  a relação entre pontuação e estrutura sintática;

(ii) casos particulares de uso de vírgula;

(iii) ficha de trabalho.


Tipologias textuais: o Texto Descritivo

20 Fevereiro 2019, 18:00 RITA NAZARÉ SANTOS

O texto descritivo:

          » Funções do texto descritivo;

          » Propriedades gerais;

          » Operações envolvidas na composição de uma sequência descritiva;

           » Características gramaticais;

           » Dois tipos específicos de descrição: retrato; descrições de ações.


Exemplos de textos descritivos.

Análise de um texto descritivo.


Leitura recomendada: Silva, Paulo Nunes da (2012). Tipologias Textuais; Como Classificar Textos e Sequências. Coimbra: Almedina.


O texto descritivo

20 Fevereiro 2019, 16:00 Hugo Canelas Cardoso

- Acentuação gráfica (conclusão):

1. Exercícios para implementação das regras adicionais.

- O texto descritivo:

1. Definição;
2. Estrutura macroproposicional;
3. Caraterísticas lexicais e  gramaticais;
4. Exercícios de segmentação de texto descritivo;
5. A descrição de ações.


Acentuação gráfica

20 Fevereiro 2019, 10:00 Hugo Canelas Cardoso

- Acentuação gráfica:

1. Regras essenciais da acentuação gráfica em Português;
2. Regras adicionais (ditongos, hiatos, palavras homógrafas);
3. Exercícios para implementação das regras essenciais.


Problemas sintáticos e semânticos observados na produção de orações relativas

20 Fevereiro 2019, 08:00 Ana Lúcia Santos

Explicitação dos seguintes casos, que correspondem a áreas de dificuldade na escrita em português:
(i) Contextos de uso de "onde";
(ii) Contextos de uso de "cujo";
(iii) Confusão entre "porque" e "por que".

Exercícios de correção de enunciados com problemas como os mencionados em (i) a (iii), bem como problemas que decorrem da produção de relativas cortadoras ou da produção de relativas resuntivas (alguns dos enunciados a corrigir foram extraídos dos primeiros textos produzidos pelos alunos em aula).