Sumários
Coerência e coesão textual (cont.). Pontuação
6 Fevereiro 2019, 18:00 • RITA NAZARÉ SANTOS
Noções básicas de coerência e coesão textual (cont. da aula anterior).
» Coesão Estrutural.
Distinção entre parataxe e hipotaxe.
Leitura de pequenos textos e identificação de mecanismos de coesão estrutural.
Distribuição de uma ficha com exercícios de coerência e coesão textual para trabalho de casa.
A pontuação na gramática tradicional e sua problemática.
Não univocidade entre oralidade, escrita e pontuação: observação e discussão de dados.
Usos da vírgula: regras essenciais.
Materiais:
Magro, Catarina & Adriana Cardoso (2015). Uso da vírgula: 7 regras essenciais [tutorial multimédia]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZlJKQ6rCCX4
Pontuação
6 Fevereiro 2019, 16:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Noções essenciais de coerência e coesão textual (continuação):
3. Coesão estrutural
- Questões de pontuação.
- A relação entre a pontuação e a fala;
- Visualização de um tutorial multimédia sobre a colocação de vírgulas;
- Sistematização das regras essenciais de colocação de vírgulas;
Exercício de correção da pontuação em excertos produzidos por alunos.
Recursos:
-Magro, Catarina & Adriana Cardoso. 2015.
Uso da vírgula: 7 regras essenciais [tutorial multimédia]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZlJKQ6rCCX4
Coesão e coerência
6 Fevereiro 2019, 10:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Discussão do texto "Esta que se acina Gabriela", de António Lobo Antunes, para identificar as marcas de oralidade que aí se observam.
- Reflexão sobre os diversos parâmetros da textualidade.
- Noções essenciais de coerência e coesão textual:
1. Coesão referencial
2. Coesão temporal
- Exercício de identificação de cadeias referenciais.
Leitura recomendada:
- Mendes, Amália. 2013. Organização textual e articulação de orações. In Raposo, E. B. P., M. F. B. do Nascimento, M. A. C. da Mota, L. Segura & A. Mendes (orgs).
Gramática do Português, pp. 1691-1755. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Critérios e notação da correção escrita
5 Fevereiro 2019, 12:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
1. Apresentação de critérios e de notação da correção das produções escritas a realizar pelos alunos.
2. Exercício de aplicação, com foco nos problemas mais comuns que ocorrem nos textos escritos.