Sumários

Comentário sobre o questionário inicial e início da correção do exercício diagnóstico.

23 Fevereiro 2018, 08:00 Nélia Alexandre

Comentário sobre o questionário inicial e início da correção do exercício diagnóstico. Reflexão sobre estilo vs. correção de escrita (com incidência sobre colocação de vírgulas, ordem de palavras e seleção de vocabulário).


Exercício de escrita

22 Fevereiro 2018, 10:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1. Realização de um exercício de revisão de texto.

2. Produção de um texto descritivo para diagnóstico.


Especificidades da escrita

21 Fevereiro 2018, 18:00 Ana Rita Vargas Valadas Pereira

- Aula expositiva sobre as especificidades da escrita. Diferenças e semelhanças entre o discurso oral e o discurso escrito. 

- O conhecimento da escrita como resultado de uma aprendizagem formal. A natureza regulamentáveis da escrita. A escrita como uma produção que envolve planeamento superestrutural, macroestrutural e microestrutural. O registo de formalidade na escrita e na oralidade. A necessidade de coesão de um texto escrito. Aspetos gramaticais associados ao discurso escrito. Os conectores mais usados na escrita vs. na oralidade. Fatores de clareza de um texto escrito: problemas de ambiguidade lexical, estrutural e referencial.


Aula introdutória. Apresentação da unidade curricular.

21 Fevereiro 2018, 16:00 Helena Gorete Silva Moniz

Apresentação da unidade curricular.

Marcação dos testes (dois dias para realização do teste final, os alunos escolhem o dia que mais lhes aprouver):
dia 7 de junho de 2018, das 10-12h; 
dia 8 de junho de 2018, das 14-16h.
Marcação de tutoria semanal (2h):
quartas, das 14-16h.

1.Nome da unidade curricular

Produção do Português Escrito

2.Ciclo de estudos

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Helena Moniz, 48 TP

4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos: 1. Introduzir os alunos na problemática da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita.

No final, os alunos deverão ser capazes de: 1. Identificar as propriedades da escrita. 2. Usar os procedimentos relevantes para a escrita controlada. 3. Reconhecer a estrutura e o registo linguístico adequados à escrita de textos de diferentes tipos. 4. Autoavaliar as suas produções escritas com o objetivo de as melhorar.

5.Conteúdos programáticos

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologia de textos e práticas textuais: narração, descrição, apresentação/explicação, argumentação.

6.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo objetivo central desta unidade curricular a produção de textos escritos, o primeiro conteúdo programático introduz os estudantes na problemática da escrita, permitindo-lhes reconhecer as propriedades específicas da mesma.  O segundo conteúdo programático permite desenvolver o domínio das diferentes etapas na escrita de textos, com dois objetivos: criar hábitos de escrita controlada; desenvolver competências de autoavaliação e aperfeiçoamento dos textos escritos. É dada particular relevância à pontuação, à seleção e adequação lexical e à escolha das estruturas sintáticas adequadas ao texto escrito. No terceiro conteúdo programático, apresenta-se as propriedades macro e microestruturais de textos de diferentes tipos, o que permite que os alunos identifiquem a unidade ‘texto’ e reconheçam a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais.

7.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas são teórico-práticas, privilegiando-se: (i) a exposição de conteúdos por parte do docente; (ii) a discussão de textos sobre os conteúdos programáticos; (iii) a escrita de textos e a reflexão sobre os problemas identificados nesses textos; (iv) a revisão de textos autênticos (incluindo as produções dos alunos).

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada de dois elementos de avaliação obrigatórios, 1 portefólio contendo 4 textos avaliados previamente pelo docente (50%) e 1 teste escrito final (40%), e da participação relevante em aula (10%).    

8.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Dado que o objetivo principal desta unidade curricular consiste em melhorar capacidades de escrita, privilegia-se a produção de textos escritos. Desta forma, são fornecidas aos estudantes as ferramentas necessárias para identificar propriedades específicas da escrita e para produzir os seus próprios textos.

Os estudantes são treinados para selecionar e organizar a informação que lhes permite escrever textos coerentes e coesos de diferentes tipos. Dos vários textos produzidos, os estudantes escolhem quatro textos para incluir no portefólio. Tais textos são corrigidos previamente pelo docente, o que permite que os estudantes tomem consciência dos erros produzidos; uma segunda versão do texto é então preparada, tendo em conta as correções sugeridas pelo docente, no sentido de corrigir as falhas da primeira versão. Esta metodologia permite desenvolver no estudante a capacidade de autoavaliação, um dos objetivos centrais da unidade curricular.

O trabalho prático realizado em aula tem como objetivo principal ilustrar a importância de dominar (i) diferentes técnicas de escrita e (ii) as diferentes etapas do processo de escrita. O teste final avalia a capacidade de identificar e corrigir erros em produções escritas, bem como de controlar aspetos relacionados com a organização textual e a estruturação da informação, de acordo com princípios de coerência e coesão textual.

9.Bibliografia

Bassols, M. & A. Torrent. 1996. Modelos Textuales: Teoría y Prática. Barcelona: Eumo & Octaedro.

Bergström, M. & Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias.  

Carter, R., A. Goddard, D. Reah, K. Sanger & M. Bowring 2001. Working with Texts. London / NY: Routledge.

Costa, A., S. Vasconcelos, V. Sousa 2010. Muitas Ideias, um Mar de Palavras. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

Cunha, C. & L. Cintra 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.

Hamp-Lyons, L. & B. Heasley 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J. e T. Móia 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura & A. Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Nota: Esta unidade curricular destina-se a alunos falantes nativos do português ou alunos estrangeiros com conhecimentos avançados nesta língua    


Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita

21 Fevereiro 2018, 14:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Escrita versus oralidade: a escrita como resultado de aprendizagem formal.

Especificidades da escrita: natureza regulamentável, possibilidade de planeamento, grau de formalidade, coesão e clareza, aspetos gramaticais associados à escrita, deixis.