Sumários
Tradução de literatura infanto-juvenil: Texto 2.
24 Março 2025, 11:00 • Maria Teresa Correia Casal
Tradução de excerto de (T2): Donna and Vikesh Amey Bhatt, and Salini Perera, Lands of Belonging: A History of Índia, Pakistan, Bangladesh and Britain, 2022: preparação da tradução de excertos do texto.
Discussão de propostas de tradução; identificação e apresentação das questões encontradas e da respectiva abordagem (1).
Tradução de literatura infanto-juvenil: Texto 2.
20 Março 2025, 11:00 • Maria Teresa Correia Casal
Caracterização do Texto 2 (T2) Donna and Vikesh Amey Bhatt, and Salini Perera, Lands of Belonging: A History of India, Pakistan, Bangladesh and Britain, 2022 (excertos):
Identificação do público-alvo; função do texto; registo; referências culturais e linguísticas; identificação de semelhanças e/ou diferenças entre contexto de partida e contexto de chegada. Discussão sobre objectivos da tradução no contexto de chegada e sua abordagem.
Tradução comentada de literatura infanto-juvenil (conclusão).
17 Março 2025, 11:00 • Maria Teresa Correia Casal
Tradução de excerto de (T1) Patrick Ryan and James Mayhew, Introduction; “The Hill of Roses”, Shakespeare’s Storybook: Folk Takes that Inspired the Bard, Barefoot Books, 2001, pp. 5-7; 18-27:
Discussão de propostas de tradução comentada (conclusão).
Tradução comentada de literatura infanto-juvenil: Texto 1.
13 Março 2025, 11:00 • Maria Teresa Correia Casal
Tradução de excerto de (T1) Patrick Ryan and James Mayhew, Introduction; “The Hill of Roses”, Shakespeare’s Storybook: Folk Takes that Inspired the Bard, Barefoot Books, 2001, pp. 5-7; 18-27:
1. Comentar a tradução: objectivos e estrutura do comentário.
2. Revisão sobre a caracterização do texto; identificação de objectivos de tradução estabelecidos, dificuldades de tradução encontradas e critérios utilizados na sua abordagem.
Tradução de literatura infanto-juvenil: Texto 1 (excerto).
10 Março 2025, 11:00 • Maria Teresa Correia Casal
Tradução de excerto de (T1) Patrick Ryan and James Mayhew, Introduction; “The Hill of Roses”, Shakespeare’s Storybook: Folk Takes that Inspired the Bard, Barefoot Books, 2001, pp. 5-7; 18-27:
1. Apresentação de propostas; identificação de dificuldades encontradas; discussão sobre a sua abordagem.