Sumários

A Pintura Romântica de Caspar David Friedrich (1774-1840)

30 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Quietude e furor: da Sehnsucht à visão metafísica da natureza (o conceito de Naturphilosophie e do sublime). Estudo de caso: a obra pictórica de Caspar David Friedrich (1774-1840). Análise das seguintes pinturas: Mondaufgang am Meer (1822); Der Wanderer über dem Nebelmeer (1817); Abtei im Eichwald (1810), Das Eismeer (1823/1824); Der Mönch am Meer (1809/1810); Zwei Männer am Meer (1817), Zwei Männer in Betrachtung des Mondes (1819). Tópicos sob análise: a relação do sujeito observador/paisagem; a escolha da noite e do crepúsculo como topoi privilegiados de representação e o primado do sonho; a presença de regiões inóspitas; fantasmagoria e mistério. 

Texto de apoio: Norbert Wolf (2004), Caspar David Friedrich: 1774-1840: o pintor da quietude, Köln, Taschen.

Textos teóricos complementares: 

Heinrich von Kleist (2009), “Impressões perante a paisagem marinha de Friedrich”, Sobre o Teatro de Marionetas e outros escritos, Lisboa, Antígona, pp. 94-99.

Laure Cahen-Maurel (2017), L’art de romantiser le monde. Le peinture de Caspar David Friedrich et la philosophie romantique de Novalis, Zürich, LIT Verlag.

Matthew Beaumont (2018), “Looking through lidless eyes. Friedrich, Kleist and the logic of sensation”, in: Angelaki, pp. 3-19. b) 

Sobre o conceito do sublime:

Friedrich Schiller (1997), “Do sublime”, Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, Lisboa, IN-CM.

Edmund Burke (2013), Uma Investigação Filosófica Acerca da Origem do Sublime e do Belo, Lisboa, Edições 70.

Entrega e correcção do Teste Escrito/Início do estudo da pintura de Caspar David Friedrich

28 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Entrega e correcção do Teste Escrito/Início do estudo da pintura de Caspar David Friedrich.

Realização do Teste Escrito Presencial

23 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Realização do Teste Escrito Presencial.

Conclusão do estudo da obra "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso (1814). Preparação para o teste de avaliação.

21 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo da obra "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso (1814). Caracterização da personagem der graue Mann. A figura demoníaca enquanto pólo magnético (atracção e repulsa). Fontes literárias. Estética da ruptura (transgressão): a invulgaridade/deformação física enquanto sinal exterior da transgressão moral (interior/exterior). Comparação entre a obra de Chamisso e o conto Die Abenteur der Silvesternacht, de E.T.A. Hoffmann. Análise das páginas 124-125 da obra de Hoffmann. Preparação para o teste de avaliação.

Aula não leccionada

16 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Aula não leccionada. Enquanto membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional “Postum3n: Entanglements & Intersections” (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), entre os dias 16 e 19 de Novembro, o docente estará envolvido na organização do referido evento científico. Conforme indicado aos discentes, atempadamente será reposta uma aula de compensação. Para o efeito, criar-se-á uma aula extra, na plataforma Fénix, respeitante à aula de compensação em apreço, com inclusão do respectivo sumário.