Sumários

Continuação do estudo de "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso (1814)

14 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Reflexão sobre o domínio do fantástico (os elementos inusitados). A simbologia da sombra: referência à obra Victor Stoichita (2016), Breve História da Sombra, Lisboa, KKYM. O conceito de Das Unheimliche (infamiliar, estranheza inquietante): cf. ensaio de Freud em que ilustra a sua teoria a partir da obra Der Sandmann (1816), de Hoffmann.  Continuação do estudo de Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso (1814). Caracterização das personagens principais: Peter Schlemihl, "der Graue Mann" e as personagens femininas (Fanny e Mina). Reflexão sobre o domínio do fantástico (os elementos inusitados). A simbologia da sombra: referência à obra Victor Stoichita (2016), Breve História da Sombra, Lisboa, KKYM. O conceito de Das Unheimliche (infamiliar, estranheza inquietante): cf. ensaio de Freud em que ilustra a sua teoria a partir da obra Der Sandmann (1816), de Hoffmann.

Início do estudo de "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso

9 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Início do estudo de Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso (1814). Visionamento do Filme de animação: L’Homme sans ombre (2004), de Georges Schwizgebel. A Fabulosa História de Peter Schlemihl enquanto obra romântica: isotopias temáticas. Material: Susana Oliveira, “A Sombra Perdida”, in: Margens e Confluências, nº 5, pp. 72-73). Sinopse e procedimentos narrativos. A tematização da sombra: diálogos intertextuais (A Noite de S. Silvestre de E. T. Hoffmann e A Sombra de Hans Christian Andersen).

Conclusão do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe

7 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo da obra Faust, de J. W. v. Goethe. Análise detalhada dos seguintes versos: v. 612-621; v. 499-500; v. 623-630; v. 652-655; v. 742-743; comentário às cenas “Vor dem Tor” e “Studierzimmer”: o pacto com Mefistófeles. Cena “À tardinha” (a partir do verso 2678). A tragédia burguesa.

Continuação do estudo de "Faust", de J. W. v. Goethe e o opúsculo "Zum Shakespeare Tag" (1771)

2 Novembro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação o estudo de "Faust", de J. W. v. Goethe: reflexão conjunta sobre o opúsculo Zum Shakespeare Tag (1771): o culto romântico de Shakespeare e a polémica em torno dos géneros literários. Comparação do opúsculo goethiano com alguns excertos de Prefácio a Cromwell (1827), de Victor Hugo. As origens do mito de Fausto: os Volksbücher e a influência da obra de Christopher Marlowe, The Tragical History of Doctor Faustus (1604). Algumas noções introdutórias sobre a unidade de Fausto: a relação entre a Parte I e a Parte II (diferenças temáticas e estilísticas). A este propósito, analisou-se a conversação datada de 17 de Fevereiro de 1831, extraída da obra Gespräche mit Goethe, de Johann Eckermann.

Continuação do estudo da obra Faust, de J. W. v. Goethe

31 Outubro 2022, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do estudo da obra Faust, de J. W. v. Goethe. Reflexão conjunta em torno da unidade estrutural, temática e estilística. Fausto enquanto retrato da própria diversidade da vida em devir (a centralidade do conceito de metamorfose em Goethe). Análise do Plano da estrutura de Fausto I (1808), in: João Barrento (2018), Goethe. O Eterno Amador, Lisboa, Bertrand, p. 148. Análise da estrutura de Fausto I e II, in: João Barrento (2018), Goethe. O Eterno Amador, Lisboa, Bertrand, p. 148. O “pequeno mundo” e o “grande mundo: Parte I e Parte II. Comentário a dois trechos do ensaio “Goethe and the Avoidance of Tragedy”, de Erich Heller, in: The Disinherited Mind (London: Penguin, 1961), pp. 33-55. Análise estrutural da obra: as três secções introdutórias: a perspectiva autobiográfica, a perspectiva poetodológica e a perspectiva metafísica.