Sumários

Kindoki (“feitiçaria”) e actores do desenvolvimento

14 Março 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Comentário ao texto de João Milando (1º caderno). A ambiguidade/ambivalência da noção de “kindoki/ndoki” (“feitiçaria”). A centralidade do "kindoki" no meio rural e periferias da cidade de Cabinda (Angola) e os desafios que tal deve suscitar aos actores do desenvolvimento. Tipologia da morte, parcial e total (através da noção de “ser comido”), correlata da acção do "ndoki" através dos "zindoki". Da Interpretação negativa da presença dos actores do desenvolvimento à necessidade destes valorizarem o "kindoki" — enquanto mecanismo de regulação social — como factor de desenvolvimento. 


A "feitiçaria" e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto

12 Março 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

 A "feitiçaria" (no sentido de "witchtcraft" ou "bruxaria") e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto — a síntese de Grinker e Steiner introduzindo, criticamente, a visão de Evans-Pritchard. A feitiçaria na explicação dos acontecimentos negativos. Análise de um texto de Evans-Pritchard sobre os Azande.


A “feitiçaria” entre os Azande. Rituais de contra-feitiçaria na resolução dos seus problemas.

7 Março 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande".

 Considerações prévias sobre os conceitos de "witchcraft" e "sorcery".
A descodificação das categorias eurocêntricas do discurso fílmico. O papel da "feitiçaria" e "contra-feitiçaria" na identificação e resolução de problemas entre os Azande: a presença latente ou actuante de "mangu". A tipologia dos rituais: dos "oráculos" sem mediador e rituais de protecção no nascimento aos rituais com intervenção de especialistas e/ou terapeutas; a presença e mediação do poder político e seu significado histórico-sociológico. As relações inter-religiosas: a coexistência e complementaridade entre as práticas ditas "tradicionais" e o Cristianismo.    


Conclusão do comentário das fontes para os trabalhos dos alunos. Uma abordagem crítica da "espiritualidade" e de aspectos mais frequentes nas cosmologias africanas

28 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão do comentário das fontes para os trabalhos dos alunos. 

2. Uma abordagem crítica da "espiritualidade" e de aspectos mais frequentes nas cosmologias africanas: criação do mundo e Deus Supremo versus  divindades ou espíritos intermediários — a relatividade destas dicotomias;  concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados — a utilidade do conceito de "mais velhos" para compreender a coordenação/conexão entre vivos e mortos; locais e formas de culto — a importância relativa dos locais face ao "objecto" do culto; tipos e significados dos rituais de iniciação.

Conclusão da análise de um texto de Dominique Zahan.


Congresso Internacional: Marfins Africanos no Mundo Atlântico, 1400-1900

26 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

A aula decorreu na sala 5.2, no painel 9 do Congresso Internacional "Marfins Africanos no Mundo Atlântico, 1400-1900", co-organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), com a colaboração dos estudantes da Licenciatura em Estudos Africanos e de outros cursos como voluntários.