Sumários

Comentário ao programa. As filiações teóricas da discussão antropológico-sociológica da religião

5 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Comentário ao programa da disciplina.
2. As filiações teóricas antropológico-filosóficas do conceito de religião e o seu impacto no estudo das religiões africanas. Os sucessivos contributos e discussões da conceptualização do fenómeno a partir de Tylor e Durkheim. O balanço críticode Robin Horton.

Consultar a apresentação em powerpoint no e-learning da disciplina (upload a fazer)
Ver Robin Horton, antologia da disciplina, 1º caderno     


Religião, religiões africanas. Entre os lugares comuns e os conceitos operatórios

31 Janeiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

O que é uma religião? O que é que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, sagrado/profano. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.


Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e avaliação.

29 Janeiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e de avaliação.
Os métodos de avaliação baseiam-se em três componentes e respectivas ponderações:

 1. a elaboração de um trabalho (INDIVIDUAL OU DE GRUPO) de iniciação à investigação de fontes, apresentado por escrito no dia 30 de Abril e apresentado oralmente em sessões agendadas, relativo ao ponto 2 ou ao ponto 4 do programa (40%); 
2. a realização de um teste escrito presencial marcado para dia 7 de Maio — dos três grupos de questões do teste, correspondentes às três grandes áreas temáticas do programa (pontos 2, 3 e 4) os alunos terão de responder obrigatoriamente a uma questão relativa ao Islão em África e a outra do grupo que NÃO coincidir com a área temática do programa em que realizaram o trabalho (Religiões de origem africana ou Cristianismo) (40%) e, 
3. a participação nas aulas (20%). Esta avalia duas modalidades:
— a apresentação oral e um comentário a apresentação (obrigatórios, no mínimo um de cada) de textos das antologias e a síntese crítica escrita do primeiro (síntese de três páginas de entrega obrigatória uma semana após a discussão final em aula);
— a participação nos debates em aula e a assiduidade (mínimo 75%).