Sumários

Conferência de Thiago Mota: "O Islão na prática: conhecimentos, reconhecimento e atitudes religiosas islâmicas na Senegâmbia (séculos XVI e XVII)”

21 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

A aula decorreu na sala 5.2.:

 Conferência de Thiago Mota: "O Islão na prática: conhecimentos, reconhecimento e atitudes religiosas islâmicas na Senegâmbia (séculos XVI e XVII)”, uma co-organização da Licenciatura em Estudos Africanos da FLUL.


Conclusão do exercício sobre uma fonte europeia. Comentário das fontes para os trabalhos. Início da análise de Zahan

19 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão da análise da descrição de V. Fernandes: a reconstituição possível da paisagem ritual da Serra Leoa no início do século XVI  a partir da descodificação das categorias europeias do discurso (ídolo, feiticeiro, ermida, igreja, etc.).

 
2. Comentário das fontes para os trabalhos.  
 
3. Existe uma espiritualidade africana? Início do comentário a um texto de Dominique Zahan.


A experiência religiosa na Serra Leoa do início do século XVI segundo Valentim Fernandes e o seu informante Álvaro Velho (continuação).

14 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Quais as possibilidades da tradução inter-religiosa? O diálogo entre o informante de Fernandes, Álvaro Velho, e um ancião africano da Serra Leoa tal como reconstituído pelo primeiro (conclusão da análise). As dificuldades de tradução perante categorias e modelos cognitivos diferentes; representações de "Deus" e diferentes dimensões cosmológicas ("Deus que criou o céu e a terra" e "o pau/árvore mandado de cima"); a árvore/madeira como operador simbólico, simultaneamente veículo do poder sagrado ou "espiritual" e identificada com o mesmo poder. 


Como tirar proveito das representações eurocêntricas das religiões africanas? Exercício de análise de fontes europeias

12 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Simplificação e/ou deformação das religiões africanas nas representações europeias: “feitiçaria”, “feiticismo”, “feitiço”, “ídolo-idolatria”, associação da prática da circuncisão exclusivamente ao Islão.

 Indicações sobre as duas grandes vertentes do trabalho: 1) a contextualização do autor e da obra, inclusive das motivações do discurso sobre as religiões africanas 2), e vertente principal, a descodificação desse discurso europeu para uma reconstituição da paisagem religiosa. Abordagem a partir de um exercício sobre uma fonte europeia privilegiada para o estudo das religiões africanas: abordagem prévia sobre o ponto 1); início da análise de excertos da "Descrição" de Valentim Fernandes (1507) sobre as religiões do Jolof e espaços mandé (equivalentes, parcialmente, aos actuais Senegal e Gâmbia) — primeiros parágrafos seleccionados —, bem como da Serra Leoa. 

 
Consultar descrição de Valentim Fernandes no 1º caderno na plataforma de e-learning

Sobre as representações europeias na Descrição de Valentim Fernandes e noutras fontes relativas à África Ocidental, ver as referências no final da lista de fontes sugeridas para a realização de trabalhos (em particular J. S. Horta, A Representação do Africano na Literatura de Viagens, do Senegal à Serra Leoa).


A definição abrangente da experiência religiosa por Robin Horton. A religião enquanto aprendizagem e transmissão.

7 Fevereiro 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Das críticas aos pioneiros na definição da experiência religiosa à proposta síntese de Robin Horton e a sua utilidade para compreender as diferentes dimensões das religiões africanas.  Relações entre homens e seres sobre-humanos enquanto, por um lado, busca de explicação, previsão e controlo (“manipulação”) e, por outro, comunhão.

2. Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião. Os modelos doutrinário e "imagístico" de religiosidade e os respectivos tipos de aprendizagem/transmissão.  A abordagem cognitiva da religião e a necessidade de enquadrá-la no plano da socialização. Comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró.


Ver Horton e Berliner/Sarró, 1º caderno no e-learning da disciplina.