Sumários

Análise da Descrição de Valentim Fernandes. A noção de pessoa e de moral entre os Baga

5 Março 2021, 12:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nota: indica-se o número total de presenças nos dois turnos

1. Interpretação de alguns passos da  Descrição de Valentim Fernandes (c. 1507) como exemplificação da descodificação das categorias das fontes para aceder à experiência religiosa da Serra Leoa.

2. A noção de pessoa ou de ser humano, e de moral a ela associada, entre os Baga (litoral da Guiné-Conacri). A complexidade dos sentidos das diferentes categorias usadas pelos Baga para classificar a pessoa na relação com uma comunidade moral: entre, por um lado, "fum", "wubaka" e "wan ka fum" e, por outro, "wuser".Apresentação e análise de um texto de Ramon Sarró, "The Throat and the Belly...". 


Análise da Descrição de Valentim Fernandes. A noção de pessoa e de moral entre os Baga

5 Março 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nota: indica-se o número total de presenças nos dois turnos

1. Interpretação de alguns passos da  Descrição de Valentim Fernandes (c. 1507) como exemplificação da descodificação das categorias das fontes para aceder à experiência religiosa local.

2. A noção de pessoa ou de ser humano, e de moral a ela associada, entre os Baga (litoral da Guiné-Conacri). A complexidade dos sentidos das diferentes categorias usadas pelos Baga para classificar a pessoa na relação com uma comunidade moral: entre, por um lado, "fum", "wubaka" e "wan ka fum" e, por outro, "wuser".Apresentação e análise de um texto de Ramon Sarró, "The Throat and the Belly...". 


Discussão do texto de David Westerlund. A centralidade do "kindoki" ("feitiçaria") no meio rural de Cabinda.

3 Março 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Discussão do texto de David Westerlund.

2. A centralidade do "kindoki" ("feitiçaria" ou bruxaria) no meio rural e nas periferias da cidade de Cabinda. Tipologia da morte, parcial e total (através da noção de “ser comido”), correlata da acção do "ndoki" através dos "zindoki": a representação das suas vítimas e os agentes de contra-feitiçaria . Da interpretação negativa da presença dos "Brancos" à necessidade destes, inseridos em projetos de desenvolvimento, valorizarem ou terem em consideração o "kindoki" enquanto mecanismo de regulação (mas também de disrupção) social — Comentário a um texto de João Milando .


Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande"

26 Fevereiro 2021, 12:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nota: indica-se o total de presenças dos dois turnos

Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande" (1982).

A descodificação das categorias eurocêntricas do discurso fílmico. O papel da bruxaria ou"feitiçaria" e "contra-feitiçaria" na identificação e resolução de problemas entre os Azande: a presença latente ou actuante de "Mangu". A tipologia dos rituais: dos "oráculos" sem mediador e rituais de protecção no nascimento aos rituais com intervenção de especialistas e/ou terapeutas competentes para "falar com os espíritos", para comunicar com as forças sobre-humanas e torná-las propícias; a presença e mediação do poder político e seu significado histórico-sociológico. As relações inter-religiosas: a coexistência e complementaridade entre as "práticas" ditas "tradicionais" e o Cristianismo, na verdade diferentes vertentes da experiência religiosa (definidas por Robin Horton — rever apresentação em power point).    



Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande"

26 Fevereiro 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nota: indica-se o total de presenças dos dois turnos

Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande" (1982).

A descodificação das categorias eurocêntricas do discurso fílmico. O papel da bruxaria ou"feitiçaria" e "contra-feitiçaria" na identificação e resolução de problemas entre os Azande: a presença latente ou actuante de "Mangu". A tipologia dos rituais: dos "oráculos" sem mediador e rituais de protecção no nascimento aos rituais com intervenção de especialistas e/ou terapeutas competentes para "falar com os espíritos", para comunicar com as forças sobre-humanas e torná-las propícias; a presença e mediação do poder político e seu significado histórico-sociológico. As relações inter-religiosas: a coexistência e complementaridade entre as "práticas" ditas "tradicionais" e o Cristianismo, na verdade diferentes vertentes da experiência religiosa (definidas por Robin Horton — rever apresentação em power point).