Sumários
A abordagem cognitiva ao contexto social da aprendizagem e da transmissão da religião. A diversidade de interacção com o sobre-humano e a concepção da doença e da cura em três sociedades africanas
24 Fevereiro 2021, 11:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. O contributo da antropologia cognitiva e os seus limites: a necessidade de uma dimensão interactiva e situada (social e contextual) da aprendizagem e da transmissão da religião. Conclusão da análise do texto de David Berliner e de Ramon Sarró.
2. Da concepção de doença aos meios de cura — análise em três sociedades africanas: "San", Maasai e Sukuma. Da diversidade da interacção com seres sobre-humanos — bastante atípica no caso dos "San" e dos Maasai; mais próxima do que geralmente se presume ser o protótipo das religiões de origem africana no caso dos Sukuma — à concepção da doença e meios de terapêutica relacionada com causas não naturais. Comentário a um texto de David Westerlund.
INDICAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DO TRABALHO FINAL:
Escolhida a fonte para o trabalho final e realizada uma primeira leitura 8ainda que menos aprofundada), é necessário elaborar um plano de trabalho a validar pelo docente.
O plano de trabalho tem que contemplar:
1) definir não apenas a fonte a estudar mas o objecto ou tema do trabalho (do qual partirá o título do trabalho), bem como formular uma questão ou problema de partida a que o trabalho pretende responder;
2) indicar um conjunto provisório de temas e sub-temas a analisar;
3) indicar a referência completa da fonte e listar alguma bibliografia consultada ou a consultar
Espiritualidade africana? Que sentido tem falar nos seus denominadores-comuns? Os aspectos mais comuns das experiências religiosas de origem africana
19 Fevereiro 2021, 12:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Nota: indica-se o total de presenças no conjunto dos turnos A e B
Espiritualidade africana? Que sentido tem falar nos seus denominadores-comuns? Os aspectos mais comuns das experiências religiosas de origem africana: criação do mundo e Deus "Supremo" ou criador versus divindades ou espíritos intermediários — a relatividade destas dicotomias; concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados — a utilidade do conceito de "mais velhos" para compreender a coordenação/conexão entre vivos e mortos; locais e formas de culto — a importância relativa dos locais face ao "objecto" do culto; tipos e significados dos rituais de iniciação.
Análise de um texto de Dominique Zahan
Espiritualidade africana? Que sentido tem falar nos seus denominadores-comuns? Os aspectos mais comuns das experiências religiosas de origem africana
19 Fevereiro 2021, 11:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Nota: indica-se o total de presenças no conjunto dos turnos A e B
Espiritualidade africana? Que sentido tem falar nos seus denominadores-comuns? Os aspectos mais comuns das experiências religiosas de origem africana: criação do mundo e Deus "Supremo" ou criador versus divindades ou espíritos intermediários — a relatividade destas dicotomias; concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados — a utilidade do conceito de "mais velhos" para compreender a coordenação/conexão entre vivos e mortos; locais e formas de culto — a importância relativa dos locais face ao "objecto" do culto; tipos e significados dos rituais de iniciação.
Análise de um texto de Dominique Zahan
Pausa lectiva do Carnaval
17 Fevereiro 2021, 11:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Pausa lectiva do Carnaval
Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras (conclusão). Início da análise de excertos de Valentim Fernandes.
12 Fevereiro 2021, 12:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras (conclusão). Consultar apresentação em Power Point disponibilizada no E-Learning.
A análise das representações das religiões africanas em fontes europeias, exercício de descodificação cultural para uma aproximação às experiências religiosas locais. Início da análise de excertos da Descrição Valentim Fernandes.