Sumários

Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras (conclusão). Início da análise de excertos de Valentim Fernandes

12 Fevereiro 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras (conclusão).  Consultar apresentação em Power Point disponibilizada no E-Learning.


A análise das representações das religiões africanas em fontes europeias, exercício de descodificação cultural para uma aproximação às experiências religiosas locais. Início da análise de excertos da Descrição Valentim Fernandes.


Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras. Aprendizagem e transmissão da religião.

10 Fevereiro 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras e o seu impacto no estudo das religiões africanas; os sucessivos contributos e discussões da conceptualização do fenómeno a partir de Tylor e Durkheim.

2. Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião. Início do comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró.


NB: a lista das fontes para os trabalhos finais já foi publicada no E-Learning. A atribuição das fontes faz-se por ordem da recepção das propostas para o e-mail joses.horta@letras.ulisboa.pt


Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios. Exemplos históricos e actuais.

5 Fevereiro 2021, 12:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nota: indica-se o número total de presenças dos turnos A e B

Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios (conclusão): dimensões da experiência religiosa como organização entre os homens e as entidades-forças sobre-humanas; experiência individual e colectiva versus hierarquia e comunidade de crentes (“igreja”); ritual e cerimónia; desconstrução das dicotomias supostamente universais (sagrado/profano, física/metafísica; material/imaterial, corpo/ alma ou espírito.

Exemplos 1: “óbito” e “komba” em Angola, no contexto da pandemia: as diferentes percepções da morte e das categorias que lhe estão associadas; a artificialidade das fronteiras entre o sagrado e o profano na ritualização da morte;

Exemplo 2: as forças sobre-humanas associadas ao Monte Vermelho/Tontang do rio Gâmbia — interpretação de indícios das escritas de viagem e das tradições orais entre o século XVII e o século XXI. A insuficiência da categoria de “sobrenatural” perante um ser que se situa entre a dimensão visível e invisível, passível de observação empírica nas percepções africanas locais.


Ver no E-Learning vídeo e apresentação em Power Point


Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios. Exemplos históricos e actuais.

5 Fevereiro 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nota: indica-se o número total de presenças dos turnos A e B

Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios (conclusão): dimensões da experiência religiosa como organização entre os homens e as entidades-forças sobre-humanas; experiência individual e colectiva versus hierarquia e comunidade de crentes (“igreja”); ritual e cerimónia; desconstrução das dicotomias supostamente universais (sagrado/profano, física/metafísica; material/imaterial, corpo/ alma ou espírito.

Exemplos 1: “óbito” e “komba” em Angola, no contexto da pandemia: as diferentes percepções da morte e das categorias que lhe estão associadas; a artificialidade das fronteiras entre o sagrado e o profano na ritualização da morte;

Exemplo 2: as forças sobre-humanas associadas ao Monte Vermelho/Tontang do rio Gâmbia — interpretação de indícios das escritas de viagem e das tradições orais entre o século XVII e o século XXI. A insuficiência da categoria de “sobrenatural” perante um ser que se situa entre a dimensão visível e invisível, passível de observação empírica nas percepções africanas locais.


Ver no E-Learning vídeo e apresentação em Power Point


O que é a religião? Uma primeira ponte entre os lugares comuns e os conceitos operatórios

3 Fevereiro 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Considerações sobre a estrutura do comentário dos textos a apresentar ao longo das aulas (ver documento no E-Learning) e sobre o funcionamento da unidade curricular.

2. O que é a religião? O que pressupõe uma religião? O que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, natural/sobrenatural. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.