Sumários
Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras (conclusão). Início da análise de excertos de Valentim Fernandes
12 Fevereiro 2021, 11:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras (conclusão). Consultar apresentação em Power Point disponibilizada no E-Learning.
Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras. Aprendizagem e transmissão da religião.
10 Fevereiro 2021, 11:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras e o seu impacto no estudo das religiões africanas; os sucessivos contributos e discussões da conceptualização do fenómeno a partir de Tylor e Durkheim.
2. Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião. Início do comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró.
Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios. Exemplos históricos e actuais.
5 Fevereiro 2021, 12:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Nota: indica-se o número total de presenças dos turnos A e B
Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios (conclusão): dimensões da experiência religiosa como organização entre os homens e as entidades-forças sobre-humanas; experiência individual e colectiva versus hierarquia e comunidade de crentes (“igreja”); ritual e cerimónia; desconstrução das dicotomias supostamente universais (sagrado/profano, física/metafísica; material/imaterial, corpo/ alma ou espírito.
Exemplos 1: “óbito” e “komba” em Angola, no contexto da pandemia: as diferentes percepções da morte e das categorias que lhe estão associadas; a artificialidade das fronteiras entre o sagrado e o profano na ritualização da morte;
Exemplo 2: as forças sobre-humanas associadas ao Monte Vermelho/Tontang do rio Gâmbia — interpretação de indícios das escritas de viagem e das tradições orais entre o século XVII e o século XXI. A insuficiência da categoria de “sobrenatural” perante um ser que se situa entre a dimensão visível e invisível, passível de observação empírica nas percepções africanas locais.
Ver no E-Learning vídeo e apresentação em Power Point
Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios. Exemplos históricos e actuais.
5 Fevereiro 2021, 11:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Nota: indica-se o número total de presenças dos turnos A e B
Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios (conclusão): dimensões da experiência religiosa como organização entre os homens e as entidades-forças sobre-humanas; experiência individual e colectiva versus hierarquia e comunidade de crentes (“igreja”); ritual e cerimónia; desconstrução das dicotomias supostamente universais (sagrado/profano, física/metafísica; material/imaterial, corpo/ alma ou espírito.
Exemplos 1: “óbito” e “komba” em Angola, no contexto da pandemia: as diferentes percepções da morte e das categorias que lhe estão associadas; a artificialidade das fronteiras entre o sagrado e o profano na ritualização da morte;
Exemplo 2: as forças sobre-humanas associadas ao Monte Vermelho/Tontang do rio Gâmbia — interpretação de indícios das escritas de viagem e das tradições orais entre o século XVII e o século XXI. A insuficiência da categoria de “sobrenatural” perante um ser que se situa entre a dimensão visível e invisível, passível de observação empírica nas percepções africanas locais.
Ver no E-Learning vídeo e apresentação em Power Point
O que é a religião? Uma primeira ponte entre os lugares comuns e os conceitos operatórios
3 Fevereiro 2021, 11:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Considerações sobre a estrutura do comentário dos textos a apresentar ao longo das aulas (ver documento no E-Learning) e sobre o funcionamento da unidade curricular.
2. O que é a religião? O que pressupõe uma religião? O que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, natural/sobrenatural. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.