Sumários

O Islão em África (conclusão). O dinamismo inter-religioso. O islão e a paisagem religiosa "encantada"

21 Março 2023, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


O dinamismo inter-religioso, entre Islão, Cristianismo e as religiões locais. A plasticidade e o carácter inclusivo do Islão no seu encontro com as religiões pré-islâmicas. Ver o capítulo V de Lewis, pp. 95-112Ioan M. Lewis, O Islão ao sul do Saara

O Islão e a paisagem religiosa encantada (das forças espirituais de origem local). Problemas de continuidade e de descontinuidade, e de relacionamento, entre o Islão e as religiões pré-islâmicas. 

 Análise do artigo de Adeline MASQUELIER, “A Disenchanted Landscape? Jinn, Schoolgirls, and the Demonization of the Past in Niger”

 

Islão na África Subsaariana no século XXI e a questão do Jihadismo. Convidado: Prof. Eduardo Costa Dias

17 Março 2023, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


3.3. Islão na África Subsaariana no século XXI

 

3.3.1. “Retorno do religioso” (do islão), um “novo” islão progressivamente ocupando a “cidade” (a cidade de Deus/de Alá)

 

3.3.2. Irrupção, em finais do século XX, dos movimentos de “arabização” e de da’wa e da utilização dos posicionamentos face às tensões intra-islâmicas no mundo “muçulmano central” como instrumento de captação e controle dos crentes

 

3.3.3. Redobrada visibilidade de “integração” dos movimentos ditos regeneradores do islão na África Subsaariana na “movida” radical islâmica


3.4. Jihadismo na  África Subsaariana

 

3.4.1. Jihad: instrumento  de movimentos radicais de “correção” do islão e fachada de outras guerras que envolvem muçulmanos em África, no passado e na actualidade.

 

3.4.2. Jihads, “jihads” e outras revoltas armadas em zonas muçulmanas de  África - casos do Sahel, da Nigeria e do Norte de Moçambique.

Grandes transformações do islão na África Subsaariana nos séculos XVIII, XIX e XX . Convidado: Prof. Eduardo Costa Dias

14 Março 2023, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


3.2.  Grandes transformações do islão na África Subsaariana nos séculos XVIII, XIX e XX

 

3.2.1. As revoltas muçulmanas do século XVIII

 

3.2.2.  O papel renovado das confrarias e o seu envolvimento nos poderes políticos africanos e coloniais -  Século XIX e 1ª metade do século XX

 

3.2.3 Continuidades/descontinuidades pós-coloniais, no islão, na 2ª metade do século XX

Introdução ao Islão. Islão na África Subsaariana. DUAS AULAS. Convidado: Prof. Eduardo Costa Dias

10 Março 2023, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


DUAS AULAS: 12h30-14h, 14h-15h30


3.0. Introdução

 

 

3.1. Islão na África Subsaariana, no Bilâd al-Sûdân

 

3.1.1. Uma presença antiga, uma expansão em crescendo desde os séculos XIV e XV e, por comparação com outras regiões onde o islão se expandiu, atípica

 

3.1.2. O encontro do Islão com as religiões locais: adaptações e acomodação. Agentes e veículos da expansão do Islão.

 

3.1.3. Islão versus “Islões” na África Subsaariana: modelos de construção do Islão

 

Noções de pessoa. Sistematização de algumas categorias de seres sobre-humanos e de pessoas.

7 Março 2023, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


1. A noção de pessoa ou de ser humano, e de moral a ela associada, entre os Baga (litoral da Guiné-Conacri). A complexidade dos sentidos das diferentes categorias usadas pelos Baga para classificar a pessoa na relação com uma comunidade moral: entre, por um lado, "fum", "wubaka" e "wan ka fum" e, por outro, "wuser". A oposição entre a pessoa e o bruxo como agentes morais; a morte como aniquilação (a morte pelos bruxos expressa no idioma do canibalismo) ou como "boa morte" (como uma transformação no ciclo da vida, este expresso no idioma do parentesco). Apresentação e discussão do texto de Ramon Sarró, “The Throat and the Belly”.


2. A partir da cosmologia de Cacheu (norte da Guiné-Bissau), sistematização de algumas categorias de seres sobre-humanos: além do "Deus superior", espíritos da natureza, espíritos públicos locais, espíritos de iniciação, espíritos ancestrais. Pessoas ordinárias ou pessoas com poderes especiais, "iluminados" (guardiões ou protectores versus feiticeiros). Visionamento de fotografias de locais de culto e objectos de culto (de Angola à Casamansa e à região de Cacheu).