Sumários
Ausência do docente por doença
10 Fevereiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Ausência do docente por doença
Análise de fontes para a história das religiões em África. Existe uma espiritualidade africana? Denominadores mais correntes em experiências religiosas de origem africana
7 Fevereiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Início da análise de uma fonte para a história das religiões em África
2. Existe uma espiritualidade africana? Que sentido tem falar nos seus denominadores-comuns? Os aspectos mais comuns das experiências religiosas de origem africana: criação do mundo e Deus "Supremo" ou criador versus divindades ou espíritos intermediários — a relatividade destas dicotomias; concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados — a utilidade do conceito de "mais velhos" para compreender a coordenação/conexão entre vivos e mortos. Análise crítica do texto de Dominique Zahan,
Teorias antropológico-sociológicas da religião (conclusão). Modelos de aprendizagem e de transmissão da religião.
3 Fevereiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Possibilidades e limites da abordagem cognitiva da religião: os modelos doutrinário e "imagístico" da experiência religiosa na perspectiva de Harvey Whitehouse. As dimensões sociais da aprendizagem e da transmissão da religião.
Comentário ao artigo de Ramon Sarró e de David Berliner (conclusão)
Teorias antropológico-sociológicas da religião e aplicação às religiões de África
31 Janeiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Sistematização das ideias mais importantes da discussão da aula anterior. Consultar no E-Learning:
R.A. Discussão antropológico-sociológica do conceito de religião
O que é a religião? O que constitui a experiência religiosa? Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções.
27 Janeiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
O que é a religião? O que pressupõe uma religião? O que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, natural/sobrenatural. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares-comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.