Sumários
Exercício de análise de uma fonte para a história das religiões africanas. Comentário às fontes para os trabalhos finais.
3 Março 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Conclusão do exercício de análise de uma fonte para a história das religiões africanas.
Transe e posessão. Cultos de possessão no Mali. Visionamento do filme “Les Chemins de Nya”.
28 Fevereiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Bruxaria e anti-bruxaria. Concepções de pessoa.
24 Fevereiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Feitiçaria, Bruxaria, Sorcellerie, Witchcraft e Sorcery: designações plurais, significados ambíguos.
Bruxaria e anti-bruxaria. A centralidade do "kindoki" ("feitiçaria" ou bruxaria) no meio rural e nas periferias da cidade de Cabinda. Concepção da morte, parcial ou total, através da noção de “ser comido” ou de "comedura", correlata da acção do "ndoki" através dos "zindoki" (bruxos): a representação das suas vítimas e os agentes de contra-feitiçaria. Da interpretação negativa da presença dos "Brancos" à necessidade destes, inseridos em projetos de desenvolvimento, valorizarem ou terem em consideração o "kindoki" enquanto mecanismo de regulação, mas também de disrupção social Autor em discussão: João Milando.
Concepções de pessoa e comunicação com os ancestrais: o exemplo dos Bagas (Norte da Guiné-Conacri). Em discussão: Ramon Sarró, "The Throat and the Belly..."
Ausência do docente por doença
17 Fevereiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Ausência do docente por doença
A pluralidade de experiências religiosas na interacção com agentes ou forças sobre-humanos. O exemplo da explicação da doença e mobilização dos meios sobre-humanos de cura
14 Fevereiro 2023, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Conclusão da discussão do texto de Dominique Zahan. Locais e formas de culto — a importância relativa dos locais face ao "objecto" do culto; tipos e significados dos rituais de iniciação; causalidade natural e sobre-humana.
2. A pluralidade de experiências religiosas na interacção com agentes ou forças sobre-humanos. O exemplo da explicação da doença e mobilização dos meios sobre-humanos de cura — análise em três sociedades africanas: "San", Maasai e Sukuma. Da diversidade da interacção com seres sobre-humanos — bastante atípica no caso dos "San" e dos Maasai; mais próxima do que geralmente se presume ser o protótipo das religiões de origem africana no caso dos Sukuma — à concepção da doença e meios de terapêutica relacionada com causas não naturais. Comentário a um texto de David Westerlund, "Spiritual Beings as Agents of Illness".