Sumários
O Pentecostalismo africano e o Catolicismo "encantado"
29 Maio 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
As relações contraditórias entre o Pentecostalismo africano e a Modernidade (conclusão). O Catolicismo "encantado" em África e as reacções do Catolicismo oficial. Comentário a textos de Paul Gifford: “Enchanted Catholicism”, “African Christianity and Modernity”.
Introdução ao Pentecostalismo em África. O Cristianismo "encantado".
24 Maio 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Introdução ao Pentecostalismo em África: os diferentes tipos de movimentos ou igrejas.
O Cristianismo "encantado" ou o imaginário/experiência da feitiçaria: as igrejas africanas pentecostais e neo-pentecostais; a africanização do Cristianismo e as relações contraditórias entre o Pentecostalismo africano e a Modernidade.
Comentário a dois capítulos da autoria de Paul Gifford: "Enchanted Christianity" e .”Pentecostialism and Modernity”
A segunda etapa de "Cristianização" de origem ocidental. A origem das Igrejas Independentes Africanas. O Kimbanguismo
22 Maio 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
A segunda etapa de "Cristianização" de origem ocidental na África Subsariana e a origem das Igrejas Independentes Africanas
Os antecedentes (não coloniais) no caso do Kongo — o movimento do Antonionismo de D. Beatriz Kimpa Vita: um novo Cristianismo no início do Século XVIII em reacção ao Catolicismo.O impacto do domínio colonial e as suas contradições no seio das igrejas oficiais. O exemplo da emergência do Kimbanguismo. O Kimbanguismo no século XXI, tensões e complementaridades entre o centro — de N'Kamba (unindo os "três Congos") — e uma das suas periferias — Lisboa. Comentário a um texto de Ramon Sarró e Anne Mélice.
Para apoio à parte expositiva da aula, consultar
também, sobre o Kimbanguismo: Benjamim Ray, pp. 91-93 do 3º caderno (pp. 172-177 do texto).
O Islão suaíli no Norte de Moçambique e as suas transformações. colaboração de Maria João Baessa Pinto.
17 Maio 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
O Islão suaíli no Norte de Moçambique e as suas transformações históricas até à actualidade, incluindo entre outros tópicos: as relações entre a islamização e a sociedade matrilinear macua e suas dignitárias; islamização e religiões locais; a reforma das confrarias e a emergência de dignitários politico-religiosos; relações com as autoridades coloniais, bem como com a FRELIMO e com a RENAMO; o confronto entre o islão sufi da confrarias e o reformismo wahabita.
As confrarias muçulmanas. colaboração de Eduardo Costa dias
15 Maio 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
As confrarias muçulmanas :
1) o papel central das confrarias nas grandes transformações religiosas dos séculos XIX e XX, envolvimento nos poderes políticos africanos e coloniais e pós-coloniais.
2) as confrarias face às prebendas das monarquias do Médio Oriente. "Deriva" salafista de certos sectores arabizantes das confrarias.