Sumários

Religião e ritual. Manipulação e Comunhão. Aprendizagem e transmissão.

6 Março 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

A proposta síntese de Robin Horton e a sua utilidade para compreender as diferentes dimensões das religiões africanas.  Relações entre homens e seres sobre-humanos enquanto “comunhão”; enquanto “manipulação”: explicação, previsão, controlo. Conceitos e perspectivas de abordagem do ritual.

Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião. 

Comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró. 


Comentário ao programa. A discussão antropológico-sociológica da religião.

1 Março 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Comentário ao programa da disciplina.
A discussão antropológico-sociológica da religião. Os sucessivos contributos e discussões da conceptualização do fenómeno religioso a partir de Edward B. Tylor e Émile Durkheim, "fundadores" do debate : um balanço crítico por Robin Horton. Exemplos relativos às religiões africanas autóctones.

Ver Robin Horton, antologia da disciplina, 1º caderno 


Religião, religiões africanas. Entre os lugares comuns e os conceitos operatórios

27 Fevereiro 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

O que é uma religião? O que é que constitui a experiência religiosa? Acção e "doutrina"? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? O que é a "conversão"? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, sagrado/profano, bem/mal (como absolutos). Debate com os alunos a partir dos contributos apresentados ao Workshop sobre Religiões em África e das suas próprias percepções, visando o distanciamento crítico em relação aos lugares comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.

 


Workshop "O estudo das Religiões em África"

22 Fevereiro 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

 Workshop “O estudo das Religiões em África: questionamentos conceptuais e desafios metodológicos”, co-organizado pela Licenciatura em Estudos Africanos (sala C104, Ed. II ISCTE)


Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e avaliação.

20 Fevereiro 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e de avaliação.
Os métodos de avaliação (AV) baseiam-se em três componentes e respectivas ponderações: 
AV1., a elaboração de um trabalho (INDIVIDUAL OU DE GRUPO) de iniciação à investigação de fontes, apresentado por escrito e oralmente, relativo ao ponto 2 ou ao ponto 4 do programa (40%); 
AV2., a realização de um teste escrito presencial — marcado para o dia 12 de Junho, às 16h — dos três grupos de questões do teste, correspondentes às três grandes áreas temáticas do programa (pontos 2, 3 e 4) os alunos terão de responder obrigatoriamente a uma questão relativa ao Islão em África e a outra do grupo que NÃO coincidir com a área temática do programa em que realizaram o trabalho (Religiões de origem africana ou Cristianismo) (40%) e, 
AV3., a participação nas aulas (20%). Esta avalia duas modalidades:
— a apresentação oral e um comentário a apresentação (obrigatórios, no mínimo um de cada) de textos das antologias e respectivas sínteses críticas escritas (síntese de três páginas de entrega obrigatória uma semana após a discussão final em aula);
— a participação nos debates em aula e a assiduidade.