Sumários
Religião e ritual. Manipulação e Comunhão. Aprendizagem e transmissão.
6 Março 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
A proposta síntese de Robin Horton e a sua utilidade para compreender as diferentes dimensões das religiões africanas. Relações entre homens e seres sobre-humanos enquanto “comunhão”; enquanto “manipulação”: explicação, previsão, controlo. Conceitos e perspectivas de abordagem do ritual.
Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião.
Comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró.
Comentário ao programa. A discussão antropológico-sociológica da religião.
1 Março 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Comentário ao programa da disciplina.
A discussão antropológico-sociológica da religião. Os sucessivos contributos e
discussões da conceptualização do fenómeno religioso a partir de Edward B. Tylor e Émile Durkheim, "fundadores" do debate : um
balanço crítico por Robin Horton. Exemplos relativos às religiões africanas autóctones.
Religião, religiões africanas. Entre os lugares comuns e os conceitos operatórios
27 Fevereiro 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
O que é uma religião? O que é que constitui a experiência religiosa? Acção e "doutrina"? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? O que é a "conversão"? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, sagrado/profano, bem/mal (como absolutos). Debate com os alunos a partir dos contributos apresentados ao Workshop sobre Religiões em África e das suas próprias percepções, visando o distanciamento crítico em relação aos lugares comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.
Workshop "O estudo das Religiões em África"
22 Fevereiro 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Workshop “O estudo das Religiões em África: questionamentos conceptuais e desafios metodológicos”, co-organizado pela Licenciatura em Estudos Africanos (sala C104, Ed. II ISCTE)
Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e avaliação.
20 Fevereiro 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Apresentação do docente e do programa. Métodos
de ensino e de avaliação.
Os métodos de avaliação (AV) baseiam-se em três componentes e respectivas
ponderações:
AV1., a elaboração de um trabalho (INDIVIDUAL OU DE GRUPO) de iniciação à
investigação de fontes, apresentado por escrito e oralmente, relativo ao ponto
2 ou ao ponto 4 do programa (40%);
AV2., a realização de um teste escrito presencial — marcado para o dia 12 de Junho, às 16h — dos três grupos de questões
do teste, correspondentes às três grandes áreas temáticas do programa (pontos
2, 3 e 4) os alunos terão de responder obrigatoriamente a uma questão relativa
ao Islão em África e a outra do grupo que NÃO coincidir com a área temática do
programa em que realizaram o trabalho (Religiões de origem africana ou
Cristianismo) (40%) e,
AV3., a participação nas aulas (20%). Esta avalia duas modalidades:
— a apresentação oral e um comentário a apresentação (obrigatórios, no mínimo
um de cada) de textos das antologias e respectivas sínteses críticas escritas
(síntese de três páginas de entrega obrigatória uma semana após a discussão
final em aula);
— a participação nos debates em aula e a assiduidade.