Sumários

Primórdios do Judaísmo em África. O Cristianismo etíope

19 Abril 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Primórdios e impacto da presença do Judaísmo em África: uma presença muito antiga, uma expansão geograficamente limitada. Os seus desencontros com religiões rivais.
Do mito do Preste João à Etiópia histórica. A Grande Etiópia enquanto área cultural de denominadores comuns religiosos. As características e funcionamento hierárquico do Cristianismo monofisita etíope. De Axum à massificação do Cristianismo enquanto religião não apenas de estado mas popular: a legitimação genealógica da dinastia Salomónida numa lógica de povo escolhido. Encontro e confronto com o Catolicismo.


Bibliografia básica: 
Richard Hull, Jews and Judaism e African History, 2009
Elikia M'Bokolo, África Negra: História e Civilizações, vol. I
3º caderno sobre Cristianismo


Cultos de possessão (conclusão). Cosmologias, doença e cura: análise em três sociedades africanas

17 Abril 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. O exemplo de um culto de possessão (conclusão):  as características gerais do culto de Nya, segundo Jean-Paul Colleyn


2. Da concepção de doença aos meios de cura — análise em três sociedades africanas: "San", Maasai e Sukuma. Da diversidade da interacção com seres sobre-humanos à concepção da doença e meios de terapêutica. Comentário a um texto de David Westerlund.


Nya: um culto de possessão no Mali. Introdução e visionamento comentado do filme “Les Chemins de Nya”

12 Abril 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nya: um culto de possessão no Mali e Burkina Fasso. Introdução prévia e visionamento comentado do filme “Les Chemins de Nya. Culte de Possession au Mali” (1983), de Jean-Paul Colleyn e Jean-Jacques Péché.


A concepção de pessoa nas religiões africanas. Kindoki (“feitiçaria”) e actores do desenvolvimento.

10 Abril 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

A concepção de pessoa e as suas várias dimensões: o exemplo yoruba (Nigéria e Benim)

 

Comentário ao texto de João Milando (1º caderno). A ambiguidade/ambivalência da noção de “kindoki/ndoki” (“feitiçaria”). A centralidade do "kindoki" no meio rural e periferias da cidade de Cabinda (Angola) e os desafios que tal deve suscitar aos actores do desenvolvimento. Tipologia da morte, parcial e total (através da noção de “ser comido”), correlata da acção do "ndoki" através dos "zindoki". Da Interpretação negativa da presença dos actores do desenvolvimento à necessidade destes valorizarem o "kindoki" — enquanto mecanismo de regulação social — como factor de desenvolvimento. 
A interpretação dos seres humanos considerados não "normais", ou potencialmente "contaminadores", e suas consequências sociais na actualidade (gémeos, deficientes, albinos, etc).  


Os sentidos de "Feitiçaria": da História às apropriações actuais. "Witchcraft" e sociedade.

5 Abril 2018, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

"Feitiço", "feiticeiro", "feitiçaria": a etimologia e os sentidos de uma categoria eurocêntrica e os desafios da sua descodificação pelos historiadores nas fontes antigas para o estudo das religiões africanas. As apropriações africanas desta categoria e a Modernidade da "feitiçaria". A ambiguidade e diferentes conotações associadas a um mesmo conceito em diferentes línguas: feitiçaria/witchcraft/sorcellerie. As características das crenças e explicações de "Witchcraft" na relação com diferentes contextos e tensões sociais. A erradicação da "feitiçaria". 

Comentário a um texto de M. F. C. Bourdillon.

Ver 1º caderno.