Sumários

10 março

10 Março 2020, 14:00 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Recursos para o estudo da variação sintática : o corpus CordialSin. Tipo de dados e níveis de transcrição e anotação disponibilizados no CordialSin. Estudo de estruturas sintáticas não-padrão a partir de dados do CordialSin.

Trabalho prático de consulta de dados do CordialSin e identificação de fenómenos de variação.
Adiamento da prova de avaliação intermédia para dia 2 de abril, na sequência da suspensão de aulas até 27 de março devido ao COVID-19.
Combinação com os alunos de algumas tarefas de substituição das aulas presenciais.


Esclarecimento de dúvidas e informações sobre o trabalho a desenvolver durante o período de suspensão de aulas não presenciais.

10 Março 2020, 12:00 Ernestina Carrilho

  • Entre 11 e 27 de março não se realizam aulas presenciais na FLUL (mais informação aqui).
    A informação relevante será atualizada também, sempre que necessário, na  Aulas do site já existente para apoio a aulas da turma 1 desta unidade curricular.
  • O teste intercalar inicialmente marcado para 19 de março fica adiado para data a indicar, previsivelmente para a segunda aula após o reinício das atividades letivas presenciais na FLUL.
  • Entre 11 e 27 de março, serão disponibilizados na página Aulasdurante ou antes do horário habitual de cada aula, materiais para trabalho prático (exercícios) e outros materiais de apoio, no formato de disponibilização de materiais habitual. Os alunos receberão anotações e comentários aos trabalhos individuais por email.
  • Se conveniente e possível para trabalho do conjunto de alunos que frequentam assiduamente as aulas, serão ainda consideradas outras formas de trabalho não presencial (nomeadamente, por videoconferência), acerca das quais os alunos da turma serão avisados por email.
  • Entre 11 e 27 de março, o ensino será assegurado de forma não-presencial com os seguintes objetivos específicos:
    • rever e consolidar conhecimentos de análise gramatical trabalhados nas últimas aulas presenciais;
    • consolidar e atualizar conhecimentos sobre variação linguística, introduzindo recursos especializados em relação com leituras já realizadas pelos alunos (nomeadamente Duarte 2000, cap. 1).


Orientação de trabalhos escritos (1ª sessão de tutoria)

9 Março 2020, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Linhas orientadoras para o formato do trabalho escrito, de natureza não presencial, e recomendação da leitura de recursos que explicam como estruturar um texto a partir de um trabalho de natureza experimental.

Breve explicação sobre o funcionamento básico do recurso FreP, para extração de dados de frequência lexical e de unidades fonológicas no Português Europeu.

Orientação individual dos trabalhos em fase de iniciação: delimitação do objeto de análise, aconselhamento sobre o uso de recursos adequados para a análise linguística dos materiais escolhidos e recomendação de bibliografia direcionada para cada tópico de investigação.


5 março

5 Março 2020, 14:00 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Aula ministrada pela professora Ernestina Carrilho, a convite (continuação).
Os atlas linguísticos como recurso para o estudo da variação. Tratamento interpretativo de dados geolinguísticos. Diferentes formas de cartografagem: mapas interpretativos e não-interpretativos. Exemplos de estudos de variação sintática a partir de dados de atlas linguísticos (APLI).


Continuação da aula anterior. Esclarecimento de dúvidas relativas a funções sintáticas de complementos verbais.

5 Março 2020, 12:00 Ernestina Carrilho

Continuação de revisão de aspetos gramaticais, especialmente relevantes na sistematização de pronomes pessoais do português. Funções sintáticas de complementos verbais. Relação com identificação de certas subclasses de verbos. (Materiais de apoio disponíveis na página: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/real20-tp1/aulas)