Sumários
Instrumentos de normalização linguística, perspetiva normativa e perspetiva descritiva. Trabalho realizado pelos alunos - comentário e correção.
27 Fevereiro 2020, 12:00 • Ernestina Carrilho
Comentário e discussão de trabalho realizado pelos alunos. Perspetiva normativa e perspetiva descritiva sobre a regularidade linguística. Variação e instrumentos de normalização linguística.(Materiais de apoio disponíveis na página: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/real20-tp1/aulas)
A base de dados FrePOP: sessão hands-on com recurso ao Excel
27 Fevereiro 2020, 08:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
20 fevereiro
20 Fevereiro 2020, 14:00 • Clara Raquel Gonçalves Pinto
Exercícios práticos.
20 Fevereiro 2020, 12:00 • Ernestina Carrilho
Comentário de parte de exercício prático realizado em casa pelos alunos (exemplos de se impessoal, Ex.2). Realização de um exercício prático em grupo (Ex-3, se impessoal em gramáticas do português, referências). (Materiais de apoio e exercícios em https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/real20-tp1/aulas)
Frequência de unidades fonológicas na língua: o software FreP e a base de dados FrePOP – funcionalidades e aplicações
20 Fevereiro 2020, 08:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
- métricas linguísticas para avaliar a legibilidade de textos;
- identificação/caracterização de autor;
- parecer linguístico para validação de nome próprio e respetiva inclusão nos dados do IRN;
- construção de estímulos (ex.: pseudopalavras) para tarefas experimentais em aquisição e desenvolvimento da linguagem.
Apresentação de possíveis tópicos a explorar nos trabalhos escritos (elemento de avaliação obrigatório, não presencial).