Sumários

[não presencial] Novas informações. Esclarecimento de dúvidas.

17 Março 2020, 12:00 Ernestina Carrilho

Novas informações sobre o funcionamento das aulas e atualização do cronograma previsto.Esclarecimento de dúvidas e apoio à realização dos exercícios de revisão propostos. Informações, materiais de apoio e exercícios disponibilizados em  https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/real20-tp1/aulas.


Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais (cont.)

16 Março 2020, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Vantagens e desvantagens dos questionários parentais em relação ao recurso a técnicas experimentais para o estudo da aquisição e desenvolvimento da linguagem: complementaridade dos dois tipos de recursos.

Questionários parentais prospetivos e retrospetivos: características diferenciadoras. Exemplos práticos do MacArthur-Bates Communicative Development Inventory (CDI), adaptado para o Português Europeu na versão curta, e do ProsoQuest, criado de raiz para o Português Europeu.

Dados normativos para a população portuguesa. O papel dos questionários parentais na identificação de marcadores precoces para perturbações da linguagem e/ou desenvolvimento.

Discussão sobre o grau de variabilidade envolvido no preenchimento dos questionários parentais decorrente, por exemplo, da variação diastrática ou diatópica.

Disponibilização de um exercício para trabalho de casa, cuja resolução será feita na próxima aula.

(Aula ministrada por videoconferência, no dia 16/03, das 14h às 16h. Por conveniência da docente e dos discentes, as aulas à distância foram recalendarizadas para as segundas e sextas, das 14h às 16h. Os materiais e bibliografia recomendada continuam, como habitualmente, a ser disponibilizados na plataforma de e-learning.)


12 março

12 Março 2020, 14:00 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Aula não-presencial (devido ao plano de contingência COVID-19)
Continuação do trabalho prático de consulta de dados do CordialSin e de identificação de fenómenos de variação. O referido trabalho foi posteriormente enviado para o professor por email e devolvido com as devidas correções/anotações/comentários.
Resolução, por parte dos alunos, de exercícios de consolidação sobre Variação lexical disponibilizados no site da cadeira.


[trabalho não presencial] Exercícios práticos - correção de exercícios já realizados e novos exercícios.

12 Março 2020, 12:00 Ernestina Carrilho

Disponibilização na página Aulas de correção de exercícios práticos já realizados pelos alunos e de novos exercícios de revisão de conceitos introdutórios da análise linguística, a enviar para realinguist@gmail.com até 19 de março (esclarecimento de dúvidas por email ou chat(hangout). 




Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais

12 Março 2020, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Marcos da aquisição da linguagem ao longo dos primeiros dois anos de vida.

Técnicas experimentais para estudar a linguagem:
1. Antes da fala - métodos (não) comportamentais: aparato e aplicações.

2. Depois da fala - recursos para elicitação de dados para estudar produção e compreensão de fala: exemplos e aplicações.

(Aula ministrada por videoconferência, no dia 13/03, das 14h às 16h. Por conveniência da docente e dos discentes, as aulas à distância foram recalendarizadas para as segundas e sextas, das 14h às 16h. Os materiais e bibliografia recomendada continuam, como habitualmente, a ser disponibilizados na plataforma de e-learning.)