Sumários
[não presencial] Novas informações. Esclarecimento de dúvidas.
17 Março 2020, 12:00 • Ernestina Carrilho
Novas informações sobre o funcionamento das aulas e atualização do cronograma previsto.Esclarecimento de dúvidas e apoio à realização dos exercícios de revisão propostos. Informações, materiais de apoio e exercícios disponibilizados em https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/real20-tp1/aulas.
Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais (cont.)
16 Março 2020, 08:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Vantagens e desvantagens dos questionários parentais em relação ao recurso a técnicas experimentais para o estudo da aquisição e desenvolvimento da linguagem: complementaridade dos dois tipos de recursos.
Questionários parentais prospetivos e retrospetivos: características diferenciadoras. Exemplos práticos do MacArthur-Bates Communicative Development Inventory (CDI), adaptado para o Português Europeu na versão curta, e do ProsoQuest, criado de raiz para o Português Europeu.
Dados normativos para a população portuguesa. O papel dos questionários parentais na identificação de marcadores precoces para perturbações da linguagem e/ou desenvolvimento.
Discussão sobre o grau de variabilidade envolvido no preenchimento dos questionários parentais decorrente, por exemplo, da variação diastrática ou diatópica.
12 março
12 Março 2020, 14:00 • Clara Raquel Gonçalves Pinto
[trabalho não presencial] Exercícios práticos - correção de exercícios já realizados e novos exercícios.
12 Março 2020, 12:00 • Ernestina Carrilho
Disponibilização na página Aulas de correção de exercícios práticos já realizados pelos alunos e de novos exercícios de revisão de conceitos introdutórios da análise linguística, a enviar para realinguist@gmail.com até 19 de março (esclarecimento de dúvidas por email ou chat(hangout).
Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais
12 Março 2020, 08:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Marcos da aquisição da linguagem ao longo dos primeiros dois anos de vida.
Técnicas experimentais para estudar a linguagem:
1. Antes da fala - métodos (não) comportamentais: aparato e aplicações.