Sumários

[Não houve tempo de contacto síncrono]

2 Abril 2020, 12:00 Ernestina Carrilho

[Não houve tempo de contacto síncrono, por doença da docente.]


Recursos experimentais para recolher dados de perceção de fala do adulto

2 Abril 2020, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Da produção à perceção de fala: a cadeia de fala. Fatores condicionantes da perceção.

Recursos experimentais para estudar perceção, focados nos métodos comportamentais:
- Gating Paradigm e Categorical Perception Paradigm;
- Tarefas de identificação e Discriminação;
- Diferentes tipos de estímulos e respetiva aplicabilidade;
- Software adequado à edição/manipulação de estímulos e à montagem, apresentação e extração de dados de tarefas percetivas.

(Aula ministrada por videoconferência, no horário original. Os materiais e bibliografia recomendada continuam, como habitualmente, a ser disponibilizados na plataforma de e-learning.)


31 março

31 Março 2020, 14:00 Clara Raquel Gonçalves Pinto

(Aula não-presencial)

Corpora anotados e diferentes tipos de anotação. Lematização e anotação morfossintática ou POS. Diferentes sistemas de anotação POS. Exemplos de corpora anotados com anotação sintática (Wochwel, CordialSin, Post Scriptum, Tycho Brahe, Cintil e Palavras) e diferentes sistemas de anotação (PennTreebank e outros). Pesquisa em corpora anotados através de linguagem de busca (queries de busca). Exercícios de pesquisa em diferentes corpora por lema, etiqueta POS e estrutura sintática.

(Aula disponibilizada ao alunos em formato de vídeo, gravado através do Zoom. A correção dos exercícios foi também disponibilizada posteriormente aos alunos em formato de vídeo)


[não presencial] Revisão de conceitos básicos para a análise linguística a partir da entrevista a Maria Helena Mira Mateus (1931 - 30.03.2020) disponível em: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/maria-helena-mira-mateus/

31 Março 2020, 12:00 Ernestina Carrilho

Realização de trabalho a partir da visualização da entrevista acima indicada: selecionar um tópico abordado nesta entrevista, transcrever o(s) excerto(s) relevante(s) e relacioná-los com conceitos de base na análise linguística trabalhados em aulas anteriores ou em leituras recomendadas. (Indicações em: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/real20-tp1/aulas)


Recursos experimentais para recolher dados de produção de fala do adulto

30 Março 2020, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Recursos experimentais para recolher dados com vista ao estudo da prosódia, considerando a natureza do tipo de dados pretendidos:
- espontâneos - entrevista, descrição de imagem, diálogo entre participantes;
- semi-espontâneos (ou semi-controlados) - sentence completion task (listening e reading), discourse completion task e map task;
- controlados - leitura de palavras e de frases.

Discussão sobre a validade ecológica de cada tipo de recursos e sobre as implicações (vantagens e desvantagens) do grau de intervenção do investigador.

Divulgação de um questionário, na Moodle, para agendamento de sessões de tutoria individuais (dias 16/04 e 21/04), para acompanhamento dos trabalhos não presenciais.

(Aula ministrada por videoconferência, das 8h às 10h, em substituição da aula de dia 30/03, mediante acordo prévio com os alunos. Os materiais e bibliografia recomendada continuam, como habitualmente, a ser disponibilizados na plataforma de e-learning.)