Sumários

O espectador consciente

24 Setembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Comentário geral à calendarização proposta para o semestre. Disponibilização de bibliografia para as próximas unidades lectivas com colaboração da aluna Maria Morgado. Agilização e preparação da primeira saída cultural ao Teatro da Cornucópia.

Leitura e comentário de um documento de minha autoria dedicado ao papel do espectador na assistência a espectáculos artísticos.

 

Leituras recomendadas:

- FRAZZETTO, Giovanni 2014, Como Sentimos – O que a Neurociência nos pode – ou não – dizer sobre as nossas emoções, Lisboa: Bertrand Editora, pp. 57-97.

- RIDOUT, Nicholas 2009, theatre & ethics, London: Pallgrave Macmillan. SHAKESPEARE, William 1987, Hamlet – Tragédia em cinco actos, edição bilingue, tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, revisão com colaboração do Professoro Grahame Broome-Levett, Porto: Lello & Irmão Editores.

- TEATRO DA CORNUCÓPIA, Programa do espectáculo Hamlet, 2015.

Documento de acompanhamento regular:

MENDES, Anabela, Pequeno manual para espectadores que desejam aprender a ver melhor o que por vezes escapa ao seu interesse e que, assim vendo, se posicionam para melhor sentirem que são vistos, dactiloscrito, Fevereiro de 2015.


Discussão das linhas orientadoras do programa. O reconhecimento da importância do espectador em Artes do Espectáculo.

22 Setembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Apresentação do programa e seus objectivos. Referência sumária a estratégias e metodologias de trabalho. Comentário à bibliografia proposta. Breve mas assertiva exposição sobre o processo de avaliação. Algumas informações dedicadas ao assunto principal do programa: de como o processo de consciencialização de sermos espectadores privilegiados de obra artística vária, mas também de nos podermos concentrar num objecto único e singular, pode contribuir para uma melhor percepção e mais profundo conhecimento de nós próprios.

Exemplificação do dia: Kathakali e Hamlet – A questão da temporalidade.

 

Leituras recomendadas:

- FRAZZETTO, Giovanni 2014, Como Sentimos – O que a Neurociência nos pode – ou não – dizer sobre as nossas emoções, Lisboa: Bertrand Editora, pp. 57-97.

- RIDOUT, Nicholas 2009, theatre & ethics, London: Pallgrave Macmillan. SHAKESPEARE, William 1987, Hamlet – Tragédia em cinco actos, edição bilingue, tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, revisão com colaboração do Professoro Grahame Broome-Levett, Porto: Lello & Irmão Editores.

- TEATRO DA CORNUCÓPIA, Programa do espectáculo Hamlet, 2015.

Documento de acompanhamento regular:

MENDES, Anabela, Pequeno manual para espectadores que desejam aprender a ver melhor o que por vezes escapa ao seu interesse e que, assim vendo, se posicionam para melhor sentirem que são vistos, dactiloscrito, Fevereiro de 2015.

 

·         Data de realização do 1º teste de avaliação: dia 29 de Outubro de 2015 (duração da prova com consulta: duas horas). O resultado e a correcção desta prova serão apresentados no dia 19 de Novembro de 2015, salvo se houver qualquer imponderável.

·         Data de realização do 2º teste de avaliação: dia 17 de Dezembro de 2015 (duração da prova com consulta: duas horas).

·         Os resultados do 2º teste, sua correcção e toda a avaliação final de cada aluno serão apresentados e discutidos no dia 7 de Janeiro de 2016, em horário de aula.

·         A haver trabalhos individuais e/ou de grupo, como substituição do 2º teste, estes serão entregues impreterivelmente até dia 17 de Dezembro de 2015.