Sumários

Convidado Mário Afonso, bailarino, coreógrafo e professor: a relação com espectadores, o arquivo-memória da dança contemporânea portuguesa.

3 Dezembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

SAÍDA CÁ DENTRO

Recepção ao bailarino, coreógrafo e professor Mário Afonso.

Diálogo com o convidado sobre públicos e reacção de espectadores em diferentes espectáculos: Existência (Mário Afonso como intérprete) e O que fazer daqui para trás? de João Fiadeiro, Xavier Le Roi de Jerôme Bel, Morceau de Bravoure do Cão Solteiro (Mário Afonso como espectador).

Apresentação aos alunos do projecto ENTRE VISTAS (2008-2012) E A PRATA DA CASA (a partir de 2014 e em andamento), projectos em que o artista pretende criar uma memória-arquivo da dança portuguesa contemporânea através da recolha de testemunho na primeira pessoa dos coreógrafos vivos.


A memória do espectador - encontro com António Damásio em O Livro da Consciência

1 Dezembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Viragem para dentro. Da expressão das emoções para o lugar onde essas emoções acontecem. Apresentação comentada de um relato de António Damásio ao descer de avião sobre Los Angeles. Relação entre consciente e inconsciente no processo de convocação de memória perante o que é conhecido e aquilo que se não conhece ainda.

Proposta de leitura extensiva: 1º capítulo da obra O Livro da Consciência do neurocientista português.

Novo relato (cap. 6 do referido livro) que sustenta a produção de efeitos em caso de experiência traumática e que justifica a imprevisibilidade de retorno do que foi vivenciado por cada um dos protagonistas em situação. A passagem do tempo sobre os acontecimentos, não como um factor de criação de certeza que ajuda a integrar na memória o acontecido, mas como uma energia e arquitectura neuronal dificilmente domesticável e que acompanha ou pode acompanhar o sujeito da experiência pelo tempo de uma vida. Potencial integração destas questões no horizonte geral e íntimo de um espectador de artes performativas.

 

Leituras recomendadas:

ALDRA, Kasai 1996, Dance Closely Related to Matter, Interview to Taniguchi Masahiko, in: NIKUTAEMO, Nº 2, Summer 1996, pp. 18-39.

DAMÁSIO, António 2010, O Livro da Consciência – A Construção do Cérebro Consciente, Lisboa Temas e Debates/Círculo de Leitores, pp. 19-50, 167-179.


O rosto natural e o rosto artístico

26 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Diálogo com os alunos a partir da leitura do texto de Lewis Petrinovich e também das conclusões de Paul Ekman sobre Darwin e o modo como formulou uma teoria evolucionista da espécie e, em particular, sobre a expressão das emoções em confronto com propostas de outros cientistas.

O rosto natural do ser humano como resultado da evolução de outras espécies e o rosto artístico em diferentes criações na área da dança oriental.

 

Leitura recomendada:

EKMAN, Paul 2006, Darwin and Facial Expression – A Century of Research in Review, Cambridge MA, Los Altos, CA: Malor Books, pp. 223-260.


The Written Face, filme de Daniel Schmid (conclusão). Comentário sobre a representação do rosto artístico como ambivalência. Paul Ekman e a sua leitura de Darwin.

24 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Conclusão do visionamento do filme The Written Face de Daniel Schmid. Diálogo com os alunos sobre a especificidade do desempenho de papéis femininos por actores, o chamado Onnagata, na dança tradicional Kabuki, mas também no Butoh. O modo de construção da personagem não ocorre como imitação mas como captura de significado que assenta na integração consciente desta da sua própria identidade. A face escrita corresponde a um exercício delicado de ocultação do rosto por caracterização – máscara branca com delineado subtil dos lábios, desaparecimento das sobrancelhas naturais e sua substituição por fino traço preto (Kabuki) e máscara branca sem espessura com destaque para lábios e olhos como representação expressionista (Butoh).

A ambivalência por contraste entre a nossa percepção do feminino padronizado e estas formas de dança japonesa.

 

Início do estudo do capítulo 5 da obra Darwin and Facial Expression de Paul Ekman.

 

Leitura recomendada:

EKMAN, Paul 2006, Darwin and Facial Expression – A Century of Research in Review, Cambridge MA, Los Altos, CA: Malor Books, pp. 223-256.

 

Filme visionado:

SCHMID, Daniel 2004, The Written Face, DVD, 89 minutos, com legendas em alemão, francês e inglês.

 

Endereço recomendado sobre a narrativa popular da história da donzela e da garça-real (dança Kabuki por Tamasuro Bando última faixa do DVD visionado):

 

https://theinkbrain.wordpress.com/2011/11/19/the-heron-maiden-a-japanese-folk-tale/

 


Entrega e comentário do primeiro teste de avaliação de conhecimentos.

19 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Entrega e comentário dedicados ao primeiro teste de avaliação de conhecimentos.

 

Prossecução do visionamento do filme The Written Face iniciado na aula anterior e a concluir na próxima aula.

 

Filme visionado:

SCHMID, Daniel 2004, The Written Face, DVD, 89 minutos, com legendas em alemão, francês e inglês.