Sumários

Butoh e Kabuki - Delinear o rosto através do comportamento

17 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Apresentação e exposição dedicada a um primeiro entendimento da dança Butoh e seus principais cultores Kazuo Ohno e Ttatsumi Hijikata antes e depois do fim da segunda Guerra Mundial no Japão. Cruzamento de influências das artes ocidentais, nomeadamente da dança moderna e das artes plásticas expressionistas, para a concepção de uma dança que não exclui a presença do tradicional Kabuki e do recurso a mitos ancestrais.

Visionamento (1ª parte) do filme The Written Face do realizador suíço Daniel Schmid com o propósito de analisar comportamentos através do rosto.

 

Filme visionado:

SCHMID, Daniel 2004, The Written Face, DVD, 89 minutos, com legendas em alemão, francês e inglês


A estranheza de um espectáculo de Kathakali - onde o espectador ocidental perdea capacidade de tolerância

12 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Conclusão do visionamento de um vídeo de um espectáculo de Kathakali com explicações a propósito do desempenho dos actores-bailarinos e seus colaboradores em palco.

Compreensão da razão da extensão da representação que se torna estranha para o espectador ocidental desprevenido. O fenómeno da multiplicação das sensações que advêm da complexidade do que é mostrado. Cada gesto, cada movimento dos músculos do rosto obriga a leitura descodificadora. Esse estatuto não é familiar ao espectador estrangeiro. Eis uma das suas barreiras.

 

Leitura recomendada:

- DARWIN, Charles (2006), A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Tradução de José Miguel Silva, Lisboa: Relógio D’Água, pp. 135-179.

- EKMAN, Paul (ed.) 2006, Darwin and Facial Expression – A Century of Research in Review. Cambridge, MA/ Los Altos, CA: Malor Books, pp. 223-260.

- ZARRILLI, Phillip 1984, The Kathakali Complex – Actor, Performance & Structure, New Delhi: abhinav publications (obra para folhear)

 

Filme visionado:

MARGI, Thiruvananthapuram (agrupamento) 2008, Kathakali, DVD, Legendas em inglês, 1h 29 min. 


Darwin. Kiarostami. Dança-drama Kathakali - o rosto natural e o rosto artístico

10 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Questionamento sobre o contributo de Charles Darwin para o reconhecimento da expressão das emoções plasmadas no rosto. A universalidade da expressão na espécie humana. Suas particularidades relacionadas com diferentes culturas, hábitos e costumes. Reconhecimento das características gerais na especificidade de cada rosto sob influência da personalidade de cada um.

Como encarar a simultaneidade do rosto natural e do rosto artístico a partir do filme de Abbas Kiarostami, Shirin.

A construção de um rosto artístico e de movimento corporal na aprendizagem e execução da dança-drama Kathakali. Escolaridade (9 anos), domínio do corpo a partir de conhecimento minucioso do mesmo, criação de uma linguagem de correspondência entre signo e símbolo, contributo de várias artes para um espectáculo comum: movimento, expressividade, canto, narração (Mahabharata e outros livros da tradição literária indiana), instrumentos musicais, caracterização, vestuário. O que todos reconhecem através da transmissão e apropriação cultural e que se prolonga no fascínio de uma antiquíssima primeira vez.

Visionamento de um vídeo de Kathakali feito sobre espectáculo ao vivo (1ª parte).

 

 

Leitura recomendada:

- DARWIN, Charles (2006), A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Tradução de José Miguel Silva, Lisboa: Relógio D’Água, pp. 135-179.

- EKMAN, Paul (ed.) 2006, Darwin and Facial Expression – A Century of Research in Review. Cambridge, MA/ Los Altos, CA: Malor Books, pp. 223-260.

- ZARRILLI, Phillip 1984, The Kathakali Complex – Actor, Performance & Structure, New Delhi: abhinav publications (obra para folhear)

 

Filme visionado:

MARGI, Thiruvananthapuram (agrupamento) 2008, Kathakali, DVD, legendas em inglês, 1h 29 min. 


Shirin de Abbas Kiarostmi - um filme desafiante para os espectadores. Um padrão de emoções construídas e descontruídas

5 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Conclusão do visionamento do filme de Abbas Kiarostami Shirin seguido de discussão sobre o especial estatuto do espectador que fixando o rosto de outros espectadores é compelido a criar a sua própria ficção na presença visual de nenhuma. A importância neste contexto da narrativa de e sobre Shirin criada pelo realizador como um a peça radiofónica.

O visionamento do Making of do filme como suporte de entendimento da criação de expressões faciais nas actrizes a partir de incentivo emocional próprio. Confronto entre narração sonora, experiência individual e visibilidade da emoção. A escolha do assunto – amor trágico e triangulação – sustenta a universalidade das emoções. O laboratório de Kiarostami através do close up e da gestão luminotécnica. O realizador omnipresente.

Ligação desta experiência artística com as leituras recomendadas da obra de Charles Darwin em estudo.

 

Leitura recomendada:

- DARWIN, Charles (2006), A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Tradução de José Miguel Silva, Lisboa: Relógio D’Água, pp. 135-179.

 

Filme recomendado:

Abbas Kiarostasmi (2008), Shirin, 91 minutos, em Farsi com opção de legendas em inglês.

Hamideh Razavi’s documentary – Taste of Shirin – on the Making of Shirin, 27 minutos.


Em busca do rosto e do movimento sob inspiração de Charles Darwin

3 Novembro 2015, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Visionamento de dois curtos vídeos sobre a actividade coreográfica e interpretativa da coreógrafa e bailarina Vera Mantero. Exploração e comentário desses visionamentos sob a perspectiva de observação comportamental em dois distintos momentos da actividade da coreógrafa: espectáculo e entrevista. O que o rosto e os movimentos corporais mostram mantendo como pano de fundo a leitura da obra de Darwin em estudo.

Com o mesmo propósito iniciámos a visionamento do filme Shirin (2008) de Abbas Kiarostami.

 

Leituras recomendadas:

- DARWIN, Charles (2006), A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Tradução de José Miguel Silva, Lisboa: Relógio D’Água, pp. 135-179.

 

Vídeos recomendados:

https://www.youtube.com/watch?v=a3xclNjB2ek (excerto do espectáculo O que podemos dizer de Pierre)

https://www.youtube.com/watch?v=Rnek3ufLZ1U (entrevista com a coreógrafa Vera Mantero)

Abbas Kiarostasmi (2008), Shirin, 91 minutos, em Farsi com opção de legendas em inglês.

Hamideh Razavi’s documentary – Taste of Shirin – on the Making of Shirin, 27 minutos.