Sumários

Escolas e autores do pensamento sociológico

20 Outubro 2020, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

A Escola de Chicago e o Interacionismo Simbólico:

- os grupos e as interações sociais;

- as instituições de socialização.


Durkheim e o conceito de consciência coletiva

20 Outubro 2020, 15:30 Fernando Jorge da Costa de Brissos

1. Definição de termos.

1.1. Exemplificação a partir de casos práticos do quotidiano e de casos gerais ou históricos.
2. Consciência social e consciência coletiva.
3. O mecanismo da coesão social.
3.1. Porque a coesão é intrínseca às sociedades humanas, e como isso depende de factos de comunicação.
4. O mecanismo da solidariedade.
4.1. A solidariedade mecânica.
4.2. A solidariedade orgânica.
4.3. A transversalidade de ambos os tipos de solidariedade na sociedade humana.
5. Durkheim como produto do seu tempo.
6. TPC passado para dia 25/10/2020.


Porque estudar comunicação é estudar sociologia

16 Outubro 2020, 15:30 Fernando Jorge da Costa de Brissos

1. Síntese das ideias de Marx, Durkheim e Weber.

1.1. Exercício com o Mentimeter.
2. Sociedade e comunicação são realidades interdependentes.
2.1. A dependência sociológica do estudo da comunicação humana.
2.2. A dependência comunicacional do estudo da sociedade humana.
2.3. A sociologia da comunicação é mais do que a soma das partes.


Porque estudar comunicação é estudar sociologia

16 Outubro 2020, 14:00 Fernando Jorge da Costa de Brissos

1. Síntese das ideias de Marx, Durkheim e Weber.

1.1. Exercício com o Mentimeter.
2. Sociedade e comunicação são realidades interdependentes.
2.1. A dependência sociológica do estudo da comunicação humana.
2.2. A dependência comunicacional do estudo da sociedade humana.
2.3. A sociologia da comunicação é mais do que a soma das partes.


Our ways to approach the study of mass media (cont. from last week)

15 Outubro 2020, 17:00 Fernanda Pratas

In this class we completed an overview started last week, on the kinds of sociological studies available about mass media - very superficially, so as to keep inserting more complexities along the semester.