Sumários

A cultura da virtualidade real

24 Novembro 2020, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

2. Reflexão sociológica sobre a prática da cidadania na sociedade em rede. Textos de partida: 

-Cardoso, G (2006).  "Conclusion: Browsing, News, Filters and Citizenship". In Cardoso, G. (2006). The media in the network society: Browsing, news, filters and citizenship (pp. 509−515). Lisboa: CIES-Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.

- Espanha, R.; Soares, L. & Cardoso, G. (2005). “Do multimedia ao wireless: as dietas mediáticas dos portugueses”. Comunicação ao seminário internacional A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento: Portugal numa Perspectiva Global, Lisboa, Centro Cultural de Belém (5 a 6 de março).


Um modelo matemático para a comunicação

24 Novembro 2020, 15:30 Fernando Jorge da Costa de Brissos

Análise da comunicação humana a partir de um ponto de vista lógico-matemático:

- a importância do pensamento lógico-matemático nas ciências em geral e, hoje em dia, nas ciências sociais e humanas em particular;
- a escola processual;
- a importância do estudo formal dos processos de comunicação humana;
- o modelo de Shannon e Weaver;
- os conceitos de redundância e entropia.


O globo encolhido

20 Novembro 2020, 15:30 Fernando Jorge da Costa de Brissos

1. Correção do TPC para 17/11, com revisão de exemplos selecionados.

1.1. A comunicação humana prima pela multidimensionalidade.
1.2. E existe não só na sincronia mas também na diacronia.
2. O globo encolhido: como os media permitem encolher o mundo, e desde quando o fazem.
2.1. Definição de media.
2.2. Definição de mass media.


O globo encolhido

20 Novembro 2020, 14:00 Fernando Jorge da Costa de Brissos

1. Correção do TPC para 17/11, com revisão de exemplos selecionados.

1.1. A comunicação humana prima pela multidimensionalidade.
1.2. E existe não só na sincronia mas também na diacronia.
2. O globo encolhido: como os media permitem encolher o mundo, e desde quando o fazem.
2.1. Definição de media.
2.2. Definição de mass media.


Now the audiences side: “Uses and gratifications”

19 Novembro 2020, 17:00 Fernanda Pratas

In this class we talked about the main intentions of this wide field, which intends to study the mass media under the perspective of what audiences do with them.


•Katz, Elihu, Jay G. Blumler & Michael Gurevitch (1973) Uses and Gratifications Research. The Public Opinion Quarterly 37, 509-523 
•Turow, Joseph (2014) Media Today: Mass Communication in a Converging World, 5th Edition. New York: Routledge.