Sumários

Em torno da Sociologia Processual de Andrew Abbott

30 Abril 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A obra de Sociologia Histórica-Processual que estamos a começar a visitar e acompanhar revela-se Fundamental para   Conhecimento  Histórico que assente em     programas e investigação de racionalidade cientifica .

Esta situação , no século XXI ,  mostra que     as correlações História-Sociologia  não se reduzem a Temas e Problemas de Fronteira Disciplinar ou de Transferência de métodos,conceitos,dados.Alguma Sociologia Histórica , mesmo que não sendo nuclear em Sociologia é Nuclear em e para o Historiar.As correlações já não são só periféricas mas podem atingir e atingem o Núcleo Disciplinar.Na questão da interrogação fundamentada acerca  do Tempo e da Temporalidade Histórica , nucleares para a racionalidade de Retrospecção do Historiar,  esta situação pode mesmo observar-se já nos finais do século passado  se atendermos,por exemplo, a Norbert Elias e o Uber die Zeit/Sobre o Tempo , de 1984.
Em A.Abott encontramos uma forte proclamação da HISTORICIDADE do  Individuo e a afirmação de que os Mesmos são " centrais para a história "/ pág.5 .Esta revalorização do Individuo Humano ,da sua diferença essencial mesmo que pontual , acompanha os desenvolvimentos científicos de   áreas como as das  Neuro  Ciências , da Psicologia Evolutiva, da denominada Inteligência Artificial , da Biologia/ADN  , etc. 
Os Humanos tomados Individualmente são centrais para o Sendo/Ser Histórico porque são pensados  como o "primeiro reservatório de conexão histórica do passado para o presente..."/pág.5.São filtros e campos dos seres e sendo  temporais, corpos e substâncias do tempo fazendo  -se   e aparecendo - mostrando-se .  A  realidade da Continuidade Histórica / " continuidade ao longo do tempo " assente no Individuo / Individuação é uma proclamação revolucionária frente ao Tradicional Historiar que  vê nos Humanos,  tomados individualmente, tão só  Singularidades de Descontinuidade,  Únicos  .Ora esses mesmos Únicos surgem-nos agora  ,  por esse mesmo Estatuto ,  como  Tipologia Chave da Continuidade.Sendo o Individuo Humano a plataforma chave da Continuidade o problema da descrição,explicitação ,explicação da " mudança social " ou seja da TAMBÉM Descontinuidade  Temporal dos  Humanos ganha outra complexidade e realidade .Como diz A.Abott , obriga a pensar " ... acerca do grau da   continuidade histórica como uma variável empírica ...  " / pag. 5 .O Tempo Histórico ganha precisão como Ordenação e Medida  ,principalmente porque a  série de   Indivíduos é mais longa que a série de estruturas sociais , o que contraria muito do nosso senso comum.   
 


Acompanhamento tutorial à distância da investigação dos estudantes inscritos no seminário.

28 Abril 2020, 12:00 Nuno Simões Rodrigues

Acompanhamento tutorial à distância da investigação dos estudantes inscritos no seminário.


Em torno da Sociologia Processual de Andrew Abbott

28 Abril 2020, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

   Na    abertura da Parte I  , páginas 1 e 2 ,surgem  enunciados  fundamentais   de " ontologia social " e de Tempo Histórico . Creio que se podem encontrar pelo menos quatro : (1) " ... a natureza essencialmente histórica da vida social..";(2) a necessidade de explicar Continuidade e Descontinuidade quer na realidade do Ser /Sendo Humano quer no conhecimento do Tempo Histórico : "...a premissa de que o mundo social é de constante mudança.E que por conseguinte a estabilidade deve ser explicada ...";(3) o estatuto temporal  de  Acontecimento e  de Processo não como opostos ou exclusões tipo tempo curto - tempo longo mas sim como micro e macro temporais  :" ...os acontecimentos são locais concretizações de acção e interacção...os acontecimentos são o verdadeiro substrato do processo social...";(4)"..A Mudança é o estado natural da vida social .A Estabilidade ..é uma miragem linguística .Não existem " movimentos sociais". Apenas existe Movimento Social...".

Estes Fundamentos vão ser elucidados  e aprofundados,  entre as páginas 3 e 74 , ao longo de três capítulos .O primeiro, acerca da Historicidade dos Indivíduos Humanos,o seguinte sobre a Processualidade da Natureza Humana e o final acerca das Conexões Ambientais-Ecológicas do Humano  ou Espaços Tempo .
O  termo Historicidade , significando o Facto de Ser Histórico / Ser Facto Histórico ,surgiu na Filosofia da História de Hegel , a propósito da Grécia Antiga.A edição canónica destas aulas-lições na Universidade de Berlim é de 1840 , com primeira edição em 1837 , tendo por base apontamentos manuscritos de 1822 a 1830.Fez caminho,  ao longo do século passado , na Fenomenologia Filosófica e Hermenêutica Histórica como vemos,por exemplo em Heidegger e  Gadamer  surgindo, neste século, com cada vez mais uso pelo Historiar e Ciências Sociais.  Em Andrew Abbott a Historicidade é Continuidade. É o Sendo/Ser da realidade de todos e cada um dos Humanos enquanto  Continuidade " ...biológica,memorial,codificada .."/pág.8  
 


Reunião por video conferência

27 Abril 2020, 14:00 Francisco Contente Domingues

Reunião por video conferência para acompanhamento dos trabalhos.


Tutorias 19

27 Abril 2020, 12:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

Continuando a não haver aulas presenciais, os alunos estão a preparar os seus trabalhos finais e pedem-nos orientação por email quando necessário.