Sumários

Ciência, tecnologia, saberes locais e Império no mundo atlântico

8 Março 2023, 12:30 Ângela Vieira Domingues


Ciência, tecnologia, saberes locais e Império no mundo atlântico. A participação de eruditos e académicos, de marinheiros, soldados, pilotos, mercadores e comerciantes; a colaboração de indígena e comunidades locais. Um assunto durante algum tempo pouco estudado pela historiografia dos descobrimentos e da expansão. A importância de guias, remeiros, intérpretes, práticos de canoas, pescadores, caçadores, carregadores de expedições, conhecedores dos sertões e da natureza.

Temas e problemas de charneira entre a história da expansão e a história de África (aula ministrada por José da Silva Horta)

3 Março 2023, 12:30 Ângela Vieira Domingues


O Centro de História e o seu papel no incentivo à investigação em história na FLUL. O estatuto da historia dos Descobrimentos e Expansão com a historia de África. Histórias dos espaços extra-europeus como contextos da HDE, a história global; a história dos impérios como uma história transnacional e interconectada; a história atlântica; as especializações regionais. A II Guerra Mundial e o surgimento da historiografia africanista na Europa, A  HDE considerada como uma vertente da história de Portugal em relação a espaços que são extra-europeus: os contextos, as lógicas de poder, os agentes do poder, as redes de comunicações, os encontros, as representações, a intermediação, a escravidão e o tráfico de escravos, a história ambiental. A África como um continente em conexão, mas "contornado" pelos portugueses. A Senegâmbia ou rios da Guiné e os portugueses: uma presença militar, diplomática, mercantil, negociada. A guerra em Angola durante o século XVII: o não-controlo das rotas comerciais, o estabelecimento duma área de influência, a obtenção de mão-de-obra escrava em quantidades suficientes, o respeito pelos poderes e donos da terra (reis, senhores e divindades).


Grupos étnicos: mandingas, jalofos, árabes

Crónicas: Gomes Eanes de Zurara, João de Barros, Luís de Albuquerque, Joaquim Barradas de Carvalho, Vitorino Magalhães Godinho, Carlos Valentim, Maria Emília Madeira Santos, Isabel de Castro Henriques

Historiadores: António Dias Farinha, Isabel de Castro Henriques, Avelino Teixeira da Mota, Jaime Cortesão, 

A aliança entre descobrimentos e expansão com ciência e técnica, geopolítica e diplomacia

1 Março 2023, 12:30 Ângela Vieira Domingues


A aliança dos descobrimentos e da expansão com a ciência e a técnica, a geopolítica e a diplomacia. A incorporação gradual do Atlântico no horizonte mental dos portugueses e as viagens marítimas ibéricas. Alterações cartográficas e de representação do globo. A participação de novos estratos sociais e profissionais na expansão ibérica. 

Para o estudo das mestiçagens na América portuguesa: a plasticidade do mameluco (aula ministrada por Maria Leonor Garcia da Cruz)

24 Fevereiro 2023, 12:30 Ângela Vieira Domingues


O conceito de mameluco. A população colonial: uma grande variedade de grupos étnicos. Relações de conflitos e alianças entre os indígenas e os europeus (portugueses e franceses).. O surgimento de náufragos e lançados. As funções de intermediários como indivíduos que estão a meio caminho entre a sociedade colonial e as sociedades indígenas. Uma presença regular a partir da década de 1510. Os casos de João Ramalho, Caramuru e Tomacaúna. Poligenia e descendência, a origem dos mamelucos, mestiçagem étnica e cultural. Casamentos e ligações afetivas e sexuais interétnicas. A posição dos jesuítas e as condutas e as práticas pouco europeias de "gentilidades". A Santidade de Jaguaripe. Os incentivos oficiais aos casamentos mistos, órfãs d'el rei e mamelucas. A variedade de léxicos para designar as populações mestiças. A ambiguidade do conceito "aculturação".


Bibliografia: fornecida em anexo

Fontes: cartas de foral, sesmarias, regimentos de governadores, cartas jesuíticas, livros de confissão, livros de visitações, éditos, denuncias, processos inquisitoriais, relatos de viagens, testamentos, cartas de legitimação. José de Anchieta, Manuel da Nóbrega.

A abertura do mundo: os portugueses no Atlântico e no Índico

22 Fevereiro 2023, 12:30 Ângela Vieira Domingues


A ciência e a técnica, a geopolítica e a diplomacia. A incorporação gradual do Atlântico no horizonte mental dos portugueses e as viagens marítimas ibéricas. Alterações cartográficas e de representação do globo. A participação de novos estratos sociais e profissionais na expansão ibérica.