Sumários
Conclusões e balanço
20 Janeiro 2016, 16:00 • Ângela Fernandes
Conclusão da leitura e comentário do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: a derrota de D. Quixote e o regresso a casa; o desenlace da história e o encerrar da narrativa (II, 74).
Apresentação oral, pelos alunos, do seus tópicos de ensaio final; breve discussão em grupo e sugestões de aperfeiçoamento.
Apreciação das actividades lectivas e do funcionamento da disciplina: preenchimento pelos alunos de um inquérito individual e anónimo.
Confirmação da data de entrega do ensaio final (29 de Janeiro) e calendarização dos encontros de avaliação final na manhã do dia 5 de Fevereiro, na sala de cultura espanhola.
Discussão de Trabalhos
6 Janeiro 2016, 16:00 • Ângela Fernandes
Conversas individuais sobre as primeiras versões escritas do ensaio final apresentadas pelos estudantes.
Apresentações orais; D. Quixote e Quixotismo
16 Dezembro 2015, 16:00 • Ângela Fernandes
Entrega, pelos estudantes, do segundo trabalho escrito (versão prévia do ensaio final). Calendarização das conversas individuais sobre estre trabalho na sessão do dia 6 de Janeiro de 2016.
A evolução das leituras de Don Quijote até ao século XIX, da apreciação da comicidade à valorização de um simbolismo filosófico. Ainda as alusões ao romenace na obra de Almeida Garrett: o jogo com os recursos narrativos de matriz cervantina, e as reflexões em torno do “quixotismo”, no quadro da dualidade romântica que associa o par D. Quixote – Sancho à oposição ideal – matéria.
Intervenções orais preparadas pelos alunos sobre episódios de D. Quijote de la Mancha: o discurso de Marcela e a defesa da liberdade feminina (I, 14); a aventura com os “yangueses” e o protagonismo de Rocinante (I, 15); a luta com os rebanhos e a replicação das etapas habituais das aventuras de D. Quixote (I, 18).
Breve menção ao conto“D. Quixote contra Herodes”, de Aquilino Ribeiro: o cruzamento de referências culturais e literárias do universo hispânico.
Modos de ler e usar o Quixote
9 Dezembro 2015, 16:00 • Ângela Fernandes
Conferência «O Quixote: modos de ler e usar, de Almeida Garrett a Juan Goytisolo» proferida pela Professora Maria Fernanda de Abreu, da FCSH – Universidade Nova de Lisboa: questões de recepção e reescrita do romance cervantino; os paradigmas interpretativos mais frequentes e os ecos do Quixote em autores de língua portuguesa.
As leituras românticas de D. Quijote de la Mancha e a presença do romance na obra de Almeida Garrett: os casos de O Arco de Sant’Ana e Viagens na Minha Terra.
Visionamento e comentário de imagens que testemunham a fortuna iconográfica do romance de Cervantes: a recorrência de alguns motivos e a centralidade do par D. Quixote – Sancho.
Apresentações orais
2 Dezembro 2015, 16:00 • Ângela Fernandes
Intervenções orais preparadas pelos alunos sobre episódios de D. Quijote de la Mancha: a “penitência” de D. Quixote na Serra Morena e a carta para Dulcineia (I, 25); o discurso de D. Quixote sobre “as armas e as letras” (I, 37-38); o encontro com o carro de actores de “Las cortes de la muerte” (II, 11); a aventura dos leões (II, 17).
Calendarização das conversas individuais sobre o primeiro trabalho escrito, nos dias 4 e 7 de Dezembro. Esclarecimento de dúvidas sobre a pesquisa em curso e a preparação do ensaio final.