Sumários

Não houve seminário.

21 Outubro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Não houve sessão devido à participação da docente na avaliação presencial do Mestrado em Estudos Comparatistas pela A3ES.


De Borges a Cervantes

14 Outubro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Comentário da conferência “Como Borges Escrevia”, proferida pelo Professor Daniel Balderston, da University of Pittsburgh, a que a turma assistiu no dia 13 de Outubro: a importância do estudo dos manuscritos e do “laboratório do escritor” no quadro da pesquisa filológica (e da Crítica Textual e das Humanidades Digitais); a abordagem da obra de Jorge Luis Borges com base numa analogia entre o processo criativo do autor e a sua concepção da literatura como discurso inacabado.

Breve ponto de situação relativamente aos trabalhos a elaborar durante o semestre; indicações bibliográficas adicionais e considerações sobre princípios de referenciação e citação.

Início do estudo do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: a apresentação inicial dos elementos centrais da narrativa, e o desenho da figura do protagonista enlouquecido pela leitura (I,1). Breve referência ao contexto literário espanhol e europeu em que surge o romance de Cervantes e às tendências da ficção narrativa no início do século XVII: a novela “de cavalarias”,  a novela pastoril e a picaresca. 


“Pierre Menard, autor del Quijote”: ensaio, ficção e leitura

7 Outubro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Ainda o conto “Pierre Menard, autor del Quijote”, de Jorge Luis Borges, e a reflexão sobre o ensaio enquanto forma discursiva vocacionada para a busca e a construção de conhecimento. Identificação, no texto, de uma correspondência entre a narração do processo criativo de Menard e a convocação de elementos típicos do ensaio de crítica literária: a menção a “fontes e influências”; a citação do testemunho do autor; a explicitação de dados biográficos e contextuais; a referência a posições críticas diversas; a análise pormenorizada de passos da obra em estudo.

Comentário e discussão sobre a proposta final de valorização da “arte da leitura” e sobre o entendimento da obra literária como, em última análise, construção do leitor.


“Pierre Menard, autor del Quijote”, de Jorge Luis Borges

30 Setembro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Apreciação global do texto de Jorge Luis Borges, “Pierre Menard, autor del Quijote” (Ficciones, 1941), e discussão sobre o modelo discursivo em causa, à luz dos conceitos de ficção e de narrativa literária. Breve recapitulação de noções centrais dos estudos literários: os modos de representação literária, os géneros literários, o discurso versificado ou em prosa, e os elementos estruturadores de uma narrativa.

A organização textual do conto “Pierre Menard, autor del Quijote”: a apresentação de uma “nota” biobibliográfica a partir de um ponto de vista devidamente identificado; a cisão entre obra “visível” e obra “subterrânea” do autor evocado; a replicação de procedimentos e de motivos habituais do discurso ensaístico. Leitura e comentário de passos relevantes do texto.


Apresentação

23 Setembro 2015, 16:00 Ângela Fernandes

Apresentação do programa do seminário “D. Quixote e os seus autores”: explicitação dos objectivos e das hipóteses teóricas a explorar; comentário das leituras propostas e breve referência às edições disponíveis; indicação da página “moodle” da disciplina (elearning.ul.pt), em que os alunos se devem registar e em que estão disponíveis textos e recursos de pesquisa;  calendarização das sessões e dos prazos de entrega dos três ensaios obrigatórios - 11 de Novembro, 16 de Dezembro, 29 de Janeiro.

Breves considerações sobre o contexto literário e cultural de publicação do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes (1605, 1615): os “Siglos de Oro” hispânicos e o Barroco europeu; o florescimento do teatro e o prestígio da poesia lírica; a especificidade da ficção narrativa em prosa.