Sumários

Orientação

11 Novembro 2015, 10:00 Helena Carvalhão Buescu

Orientação dos trabalhos a realizar para o seminário. Aula de orientação tutorial, com entrega e discussão de bibliografia.


Loving. 2

4 Novembro 2015, 10:00 Helena Carvalhão Buescu

A poesia T'ang. Alguns dos poetas principais - Wang Wei, Du Fu, Li Bai.  A predominância de ideais e de uma poesia conceptual, expressa através de imagens pouco explícitas: os limites da interpretação. Tradução literal, tradução "gramaticalizada": os desvios e as alternativas possibilitadas pelo uso dos logogramas. A atribuição de sentido metafórico a elementos concretos e a construção da leitura alegórica. O vinho, a amizade e a reflexão poética como topoi da expressão dos afectos. A parca utilização de elementos qualificativos, como adjectivos e advérbios, a fraca pronominalização e o rastreamento de uma subjectividade "apagada".


Dante, episódio de Paolo e Francesca; Bíblia, Cântico dos Cânticos

28 Outubro 2015, 10:00 Helena Carvalhão Buescu

Bíblia: as repetições destroem a ideia de uma história contável? A interpretação literal e a interpretação alegórica - fundamentação do discurso amoroso ocidental e aceitação do livro no cânone bíblico. A importância do diálogo e das vozes que se cruzam: a predominância da voz feminina, o surgimento da voz masculino, o efeito coral do grupo de mulheres. O lugar dos sentidos e das sensações na construção deste discurso, simultaneamente religioso e literário.


Dante: história do texto: a sua tardia publicação. A estrutura da Commedia, a estrutura do Canto V do Inferno. O significado do 2.º círculo; a anteposição do 1.º círculo, o do Limbo. Como entender a figura do Poeta, Virgílio, e os vários sinais de desconfiança relativamente à sua fiabilidade? O que nos diz isso sobre o carácter auto-reflexivo do poema de Dante? A voz feminina: a de Francesca. Adultério e incesto: o seu significado simbólico.A decisiva importância da pietà expressa por Dante, e a forma como ela determina o quase-desmaio e depois o efectivo desmaio do Poeta. Porquê?


Aula de substituição de dia 21: Machiavelli e Musset; Foucault

23 Outubro 2015, 10:00 Helena Carvalhão Buescu

Intrigas e conspirações: o biopoder e a forma como Maquiavel o usa para teorizar a ideia de Príncipe. Caps 15 a 19 da obra: as qualidades do Príncipe. O afastamento do espelho de príncipes medievais. A dimensão pragmática e a dimensão política. Alguns conceitos e o seu peso contextual: "fortuna"; "virtù"; astúcia. Os dois animais: o leão e a raposa como modelis: consequências.

Musset, Lorenzaccio. A conformação de Alexandre como o exemplo antagónico do Príncipe: dificuldades de interpretação; autoritarismo e não astúcia; credulidade. As razões de Lorenzaccio para o assassinato político: sem razões, mesmo teóricas, o que significa esta acção? As ambiguidades sexuais inferíveis do drama: os símbolos fálicos; a decepação; a "castração" pelo dedo; as referências à degradação da moral sexual e da moral política. A rebelião política e a rebelião poética: os modelos pictórico, estatuário, ficcional e teatral: passos em direcção ao Fesamstkunstwerk.


Not Taught.

21 Outubro 2015, 10:00 Helena Carvalhão Buescu

Aula substituída pela aula extraordinária de dia 23 de Outubro.